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Carrascal Domínguez, Silvia

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  • Nuevas metodologias, espacios y estilos de enseñanza: aprendizaje
    Publication . Carrascal Domínguez, Silvia; Barros, Daniela Melaré Vieira; J. Gallego, Domingo
  • Formación profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana
    Publication . Féliz, Laura; Paula Valente; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carrascal Domínguez, Silvia
    La Formación Profesional tiene como objetivo el desarrollo conocimientos y habilidades de los y las estudiantes para la inserción en el mercado laboral. En la actualidad, Portugal está rediseñando su modelo para responder a las nuevas demandas de la economía, sociedad y empresa. En España se ha realizado una gran transformación poniendo el foco en la formación inicial y continua del profesorado, así como en el diseño y la implementación de una nueva estructura legal para la ordenación e integración de la Formación Profesional, mientras que República Dominicana está trabajando en la adopción de un modelo formativo más práctico y experiencial. Este estudio determina los aspectos clave para garantizar el desarrollo de un nuevo modelo instruccional más personalizado basado en el desarrollo de las competencias, potencial y talento individual. Se ha utilizado una metodología cualitativa mediante la revisión bibliográfica y documental integrativa e interdisciplinar. Los resultados muestran que existe una gran diversidad de modelos y especialidades de Formación Profesional a nivel mundial, lo que hace pertinente la internacionalización de la Formación Profesional con la finalidad de ampliar las discusiones sobre el tema en el contexto actual. Como conclusión final se han determinado los pilares para una estrategia formativa integral
  • Inovação, internacionalização e inclusão
    Publication . Carrascal Domínguez, Silvia; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Considerando os avanços impulsionados pelo fenômeno da globalização, percebemos impactos e oportunidades nos diversos níveis de ensino, impulsionados pelo progresso tecnológico. Nesse cenário, a criação de espaços, integrados por diferentes ferramentas tecnológicas, aliada à inclusão e inovação nas personalizações do ensino em vários segmentos educacionais, tem resultado em ações e projetos inovadores mais diversificados e atualizados. Essa dinâmica busca atender não apenas à diversidade de necessidades, mas também às diversas formas de conhecimento e informações disponíveis atualmente. No contexto do ensino superior, essas mudanças revelam-se visíveis e profundas, como evidenciado pelos esforços das instituições para se adaptarem à nova realidade. As principais direções que delineiam o cenário do ensino superior, embora variem entre os países, incluem tendências como a expansão dos sistemas de ensino superior, a diversificação da oferta de cursos, a formação de conjuntos de estudantes mais heterogêneos, a exploração de novas fontes de financiamento, a adoção de novos modelos de governança institucional e a implementação de uma rede global de mobilidade e colaboração. Todas essas tendências estão ancoradas na preocupação com a acessibilidade, a inclusão e a inovação por meio de tecnologias, aspectos que muitas vezes não são compreendidos ou abordados de maneira específica. O ensino superior está se internacionalizando cada vez mais, implicando uma rede intensiva entre instituições, acadêmicos, alunos e outros atores, como a indústria. A pesquisa internacional colaborativa tem sido fortalecida pela rede entre as instituições e pelo financiamento transfronteiriço de atividades de pesquisa (OECD, 2008). As iniciativas focadas em acesso, inclusão, diversificação, experiências e troca de conhecimento entre culturas e áreas para estudos realizados de forma colaborativa representam tendências emergentes para atender às necessidades consolidadas na área da educação (Commission European, 2022). Nesse sentido, a docência online, o ensino híbrido e as metodologias ativas são caracterizadas por diferentes estratégias pedagógicas, formatos metodológicos e uso de ferramentas e aplicativos. Com base nessas premissas, apresentamos o Dossiê que destaca as pesquisas resultantes da IE CONFERENCE 2023, Innovación, Internacionalización e Inclusión que aconteceu em setembro de 2023, conferência promovida pela Universidade Complutense de Madrid, evento completamente online com a participação de diversos países iberoamericanos, europeus e de outros continentes para debater a importância dos espaços educativos inclusivos e inovadores, assim como a necessidade de abordar a diversidade de estilos de aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências, estudos, projetos de inovação, transformação educativa, novos modelos educativos, metodologias e internacionalização do ensino e da aprendizagem. Focando-se nas tendências das metodologias ativas e no impacto delas nos ambientes de aprendizagem, em conformidade com os princípios de personalização, inovação e acessibilidade no contexto do ensino superior, o espaço de discussão proporcionou uma oportunidade para aprofundar e compartilhar entre os colegas as principais ideias sobre como promover a internacionalização de maneira mais profunda, inclusiva e centrada nos aspectos pedagógicos. Isso foi viabilizado por sugestões e propostas de aplicação de metodologias ativas, com ênfase à personalização, inovação e acessibilidade. O propósito deste Dossiê é compartilhar as reflexões elaboradas com base nos artigos enviados pera o evento e aqui selecionados, promovendo a troca de conhecimentos teórico-práticos e competências técnicas. Isso inclui o compartilhamento de experiências relacionadas à personalização, inovação e acessibilidade, por meio da aplicação de metodologias ativas no contexto do ensino superior. O que o leitor encontrará é uma explicação ampla e fundamentada das discussões originadas do debate, contribuindo assim para grupos e ações de ensino com projetos, ideias e  colaborações em andamento. Este Dossiê convida à reflexão ao propor indagações e práticas, uma discussão profunda e abrangente sobre o significado e a interação entre diversidade cultural, inclusão e acessibilidades. O entorno desse cenário serve como ponto de partida para a reflexão, identificando uma realidade que traz consigo desafios políticos, estratégicos e econômicos. Entre essas dificuldades, destacam-se questões como as barreiras à integração cultural, linguística e tecnológica, assim como os obstáculos relacionados ao financiamento de iniciativas e projetos. Nesse contexto, é essencial que pesquisadores, profissionais da educação e tomadores de decisão prossigam na exploração e aprofundamento do conhecimento sobre essa temática. Isso visa o desenvolvimento de estratégias eficazes e abordagens pedagógicas adaptadas às necessidades e capazes de promover uma educação mais inclusiva, flexível e transformadora Os artigos apresentados no dossiê abordam a gestão escolar e a inclusão, explorando práticas colaborativas, envolvendo famílias, docentes e diretores. Além disso, discutem a formação de professores com a utilização de tecnologias, visando ampliar a inovação e priorizar a acessibilidade. Um dos textos aprofunda a importância das habilidades sociais para aprimorar a inclusão em contextos educativos. Em sequência, um dos artigos destaca a relevância da internacionalização e inclusão, abordando seus aspectos significativos na formação de educadores. De forma mais abrangente, são analisados os aspectos críticos relacionados à identidade da educação superior, aos movimentos dos novos estilos de vida, às múltiplas imigrações e à diversidade cultural. Para completar, há uma abordagem mais atual discutindo a inteligência artificial e suas vantagens no contexto de questões inclusivas e de apoio à diversidade e equidade dos estudantes. Com grande satisfação, estimados leitores, disponibilizamos o mais recente número da Revista Dialogia. Esperamos que esta publicação seja um contributo para a construção de inovação e conhecimentos, aprofundando nas redes de formação, ampliando as possibilidades de internacionalização entre os pesquisadores, educadores e demais interessados nas temáticas abordadas.