Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Sousa Gonçalves Rocha, Ana Paula

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment
    Publication . Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; EDEN
    In this article we present a research project whose results are the outcome of a teachers’ training course, for the practice of formative assessment, with the use of digital tools, applied to students from the third cycle, of basic education, to secondary education. Our key question, “How is formative assessment put into practice in the classroom of the teachers involved in our training workshop?”, stemmed from the following core objectives: understanding if teachers integrate the technological dimension into the design of their students’ assessment and perceiving the sort of digital tools they use to promote teaching and the regulation of the students’ learning. The focus of our training course, developed as a workshop, was to understand how the teachers’ practices had changed after attending the course. The study was developed as a qualitative and interpretive research and the teachers’ training plan was elaborated in an action-research model. The collected data was triangulated from multiple sources in order to capture the complex and multi-faceted aspects of the pedagogical work. The results offered evidence of the potentialities and constraints of the students’ formative assessment, grounded on digital learning platforms, and the ways teachers incorporate certain digital tools into their practices.
  • Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário.
    Publication . Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres
    A presente investigação-ação, de caraterísticas qualitativas, constitui um estudo desenvolvido na formação de professores, segundo o modelo b-learning, conjugando contextos de aprendizagem digital e colaborativa com conceitos do domínio da avaliação. O quadro de referência da avaliação de competências em ambiente digital constituiu a matriz conceptual, segundo a qual as propostas de avaliação, o seu desenho, execução e feedback são mediados pelas tecnologias, promovendo a autorreflexão, a metacognição e o desenvolvimento pretendido. Desenhámos um plano formativo com dois objetivos: obter conhecimento sobre o modo como é praticada a avaliação de natureza formativa, no quotidiano das salas de aula do 3º ciclo e ensino secundário, e proporcionar desafios aos professores para a integração de novas modalidades de avaliação da aprendizagem dos alunos. A recolha de dados apontou evidências sobre as potencialidades e constrangimentos do recurso a este cenário de aprendizagem e avaliação. Os resultados permitiram caraterizar as práticas de avaliação dos professores, ainda de natureza tradicional, o modo como começam a incorporar as tecnologias na avaliação dos alunos e o tipo de ferramentas digitais que utilizam na regulação das aprendizagens, indicativo de escassa fluência no seu domínio.
  • Avaliação formativa: um estudo sobre a formação de professores em contexto Blearning
    Publication . Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia
    A presente investigação insere-se no âmbito da avaliação em Educação. Constitui um estudo desenvolvido na formação de professores, segundo o modelo blearning, conjugando contextos de aprendizagem digital e colaborativa com conceitos do domínio da avaliação. O quadro de referência da avaliação de competências em ambiente digital, segundo o qual as propostas de avaliação, o seu desenho, execução e feedback são mediados pelas tecnologias, promovendo a autorreflexão, a metacognição e o desenvolvimento pretendido, constituiu a pedra basilar. Os alicerces teóricos fundamentaram-se na avaliação para as aprendizagens, nomeadamente, nas quatro dimensões da matriz conceptual para a avaliação alternativa digital (autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade (Pereira, Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)). Neste estudo adotámos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa tendo desenhado um projeto formativo. O trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação com recurso à estratégia de intervenção-reflexão. Estipulámos os seguintes objetivos: a) compreender como se caraterizam as práticas de avaliação formativa que têm lugar na sala de aula no quotidiano das salas de aula dos professores envolvidos na formação; b) clarificar se os professores integram a dimensão tecnológica quando desenham e executam a avaliação; e c) identificar que ferramentas digitais utilizam na regulação da aprendizagem dos alunos. Foi nossa finalidade proporcionar desafios aos professores para a inclusão de novas modalidades de avaliação da aprendizagem dos alunos segundo um modelo de ensino presencial que adotasse práticas colaborativas de elearning socioconstrutivistas. As propostas formativas apontaram caminhos para que a incorporação de ferramentas digitais, nas práticas de avaliação formativa e feedback, passasse a ser considerada como um processo intrinsecamente pedagógico, didático, deliberado e interativo. As sessões de formação para professores, ancoraram-se numa ação de melhoria de Escola, sobre avaliação formativa. Neste relatório caracterizaremos os processos de formação e construção de conhecimento dos participantes e evidenciaremos as características da investigação-ação e da supervisão dos contextos criados. A recolha de dados apontou evidências sobre as potencialidades e constrangimentos do recurso a um cenário em que os procedimentos de avaliação formativa ocorrem em ambiente digital de aprendizagem. Os resultados permitiram caraterizar as práticas de avaliação dos professores, ainda com pendor tradicional, o modo como começam a incorporar as tecnologias na avaliação dos alunos, e o tipo de ferramentas digitais que utilizam na regulação das aprendizagens, indicativo de escassa fluência no seu domínio.