Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ochôa de Carvalho Telo, Paula Alexandra

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Challenges to Information Literacy Online Learning in Higher Education
    Publication . Novo, Ana; Ochôa de Carvalho Telo, Paula Alexandra
    This paper aims to synthesize debates and perspectives around the influence and impact of the digital transition. It discusses the impacts of the COVID-19 pandemic and the idea that digital maturity implies the development of a strategy to deal with complexity and a hybrid thinking to create the digital future of cultural institutions. As such, the paper is both critical and reflective. Two aspects are highlighted: a) competences, strategies and practices of information literacy in the area of digital convergence of libraries, archives, and museums; and b) forms of innovation in library and information science (LIS) Education and in new collaborative lines of action. It presents epistemological and pedagogical formats developed by Universidade Aberta and Universidade Nova de Lisboa (Portugal) with the objective of updating skills in information and digital literacy for professional profiles of emerging markets.
  • Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus
    Publication . Novo, Ana; Ochôa, Paula; Gaspar Pinto, Leonor; Leitão, Paulo; Penteado, Pedro; Lourenço, Alexandra
    Um dos debates atuais em torno da influência e impacto da transição digital é o que diz respeito às novas competências e às mudanças nos perfis profissionais na área da convergência digital de bibliotecas, arquivos e museus, já que se inserem numa cultura de permanente inovação e novas linhas de atuação. Existindo ainda pouco conhecimento entre os vários stakeholders do setor sobre as mudanças necessárias, cabe às universidades promover o surgimento de cursos adequados à redefinição de fronteiras disciplinares que as competências digitais introduzem. Nesse sentido, no âmbito do Consórcio da Região de Lisboa do Projeto Universities Portugal - Connecting Knowledge, a Universidade Aberta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estruturaram o «Curso de Especialização em Cultura e Comunicação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus» e a «Pós-Graduação em Gestão da Informação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus», com o objetivo de desenvolver, atualizar e consolidar conhecimentos e competências em Ciência da Informação adequados aos perfis profissionais emergentes. Esta apresentação 24x7 visa, assim, sintetizar as principais linhas de convergência estratégica e disciplinar em debate e apresentar os formatos epistemológico e pedagógico em desenvolvimento pelas referidas instituições.
  • Proposta de um código deontológico dos gestores de informação: contributos éticos e deontológicos
    Publication . Carvalho, Milena; Malheiro, Armando; Martins, Susana; Ochôa de Carvalho Telo, Paula Alexandra; Novo, Ana; Braga, Maria Inês; Estrela, Sónia; Gouveia, Luís Borges; Moscoso, Maria Beatriz
    No âmbito do paradigma pós-custodial, informacional e científico que caracteriza a Ciência da Informação, a informação, enquanto fenómeno humano e social, torna-se, atualmente, o objeto de atenção dos profissionais que, de forma mais especializada, lidam com ela. Porque a informação é omnipresente em vários suportes, a estes cabe saber geri-la de forma eficaz e não se pode pensar apenas nos profissionais mais tradicionalistas como os bibliotecários e arquivistas mas noutros mais atuais, por exemplo, os gestores de conteúdo. De forma a abranger esta e novas funções que têm e terão de acompanhar a evolução tecnológica, correspondendo às necessidades dos utilizadores da informação, sejam eles indivíduos ou organizações públicas ou privadas, a designação gestores da informação parece-nos mais abrangente e inclusiva. Para além da questão duma identificação profissional mais adequada à atualidade em constante evolução, por esse mesmo motivo, também novas competências se tornam necessárias e novas normas de comportamento profissional devem ser consideradas e integradas em Códigos de Ética, neste caso da área da Ciência da Informação (CI). Ora, tem-se verificado preocupação nacional e internacional, por parte de diversas Associações Profissionais e da IFLA sobre a importância da atualização dos códigos de ética, alguns deles obsoletos, e sobre a reflexão acerca das dimensões éticas e valores que os gestores da informação devem ter. Além disso, existem estudos com análises comparativas de diferentes códigos éticos na área ou sobre a formação ética nos cursos de Ciência da Informação, o que prova que este é um tema que tem suscitado interesse. O objetivo desta investigação é fazer uma proposta de um Código Deontológico para os Gestores de Informação, a partir de contributos do grupo de trabalho Think Tank, constituído por membros da área da Ciência da Informação, criado em 2021, e que tem vindo a refletir sobre a atualização do atual “Código de ética para os profissionais da informação em Portugal”, datado de 1999. A metodologia adotada foi uma revisão da literatura, recobrindo os temas da privacidade digital, da cidadania digital, da ética da inteligência artificial e dos dados e o seu impacto na profissão de Informação & Documentação. Os resultados da proposta correspondem à formulação de vários princípios éticos e deontológicos que o Gestor de Informação deve ter em conta no âmbito do exercício da profissão, reconfigurada pelos desafios da Inteligência Artificial generativa, o que pressupõe uma reanálise de princípios éticos e a adoção de novos comportamentos em função destes.