Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pereira das Neves, Ana Maria

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticas
    Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
    Uma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.
  • Acolhimento e integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual da UAb
    Publication . Morgado, Lina; Neves, Ana Maria; Teixeira, António
    O estudante online diferencia-se tipicamente no seu perfil do estudante do ensino presencial por geralmente ter já responsabilidades familiares e profissionais. Trata-se habitualmente de um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interrupção. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e à internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos presenciais. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que o papel do estudante e do professor são diferentes daqueles assumidos no ensino presencial. As universidades abertas possuem sofisticadas estruturas de acolhimento do estudante e de apoio à sua integração na instituição, de modo a combater o abandono precoce. Neste capítulo, descrevem-se as características do perfil do estudante online, analisam-se algumas das variáveis a considerar pela instituições para o seu envolvimento na aprendizagem e discute-se porque os sistemas de apoio devem ser desenhados enquanto instrumentos estratégicos. Por fim, apresenta-se o sistema de acolhi mento e integração do estudante desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa, mostrando como este radica numa visão estratégica e se articula em torno de uma compreensão holística e dinâmica da cultura institucional.