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  • E-Sustainability 2017 : Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Caeiro, Sandra; Trindade, Jorge; Carrilho, Tiago
  • Um percurso para a sustentabilidade na Universidade Aberta
    Publication . Caeiro, Sandra; Grilo, Rita; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Simão, João; Ferreira, Célia; Trindade, Jorge; Oliveira, Carla Padrel de
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel essencial na implementação de iniciativas e práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo importantes agentes de mudança (Leal Filho et al., 2017, Kapitulcinová et al., 2018). Essas iniciativas podem ser efetuadas em diversos eixos desde o ensino e curricula, às operações no campus, à gestão de organização, à relação com a comunidade externa, à investigação, e à avaliação e comunicação. O objetivo deste trabalho é apresentar as atuais iniciativas de implementação da EDS na Universidade Aberta (UAb), nos seus diversos eixos, efetuando um balanço das vantagens e barreiras dessa implementação e desenvolvimentos futuros. A UAb é uma universidade pública portuguesa de ensino a distância, com cerca de 6000 estudantes em 23 países, em particular no espaço lusófono sendo constituída por quatro unidades orgânicas e uma organizacional nas áreas das Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Gestão, Educação, Humanidades e Aprendizagem ao Longo da Vida. A sua sede é em Lisboa, tendo duas Delegações no Porto e Coimbra e dezoito Centros Locais de Aprendizagem (CLA) espalhados pelo continente e ilhas e um em Moçambique. Os CLA resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, sendo uma instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual® (Pereira et al., 2007). A UAb tem vindo a desenvolver nos últimos anos diversas iniciativas de implementação nos vários domínios da EDS incluindo a avaliação do desempenho e comunicação da sustentabilidade da instituição. Para o efeito, e mais recentemente, a UAb submeteu a avaliação desse desempenho ao programa Sustainability Tracking, Assessment & Rating System (STARS). Como resultado, a UAb passou a integrar a Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education, permitindo, assim, o início de um processo de revisão externa desta avaliação. Como resultado importante da revisão foi atribuído à UAb o Selo STARS Bronze pelas atividades verificadas na área da Sustentabilidade do Campus, sendo a primeira Universidade em Portugal a obter este selo. Os pontos fortes da UAb em termos da implementação da sustentabilidade apoiam-se atualmente na sua dimensão académica (com vários cursos formais e não formais na área da sustentabilidade) e na inovação, incluindo a inclusão (permitindo uma educação para tod@s em qualquer etapa da vida adulta, englobando pessoas com deficiência e reclusos), e não tanto na categoria das operações no campus. No âmbito da avaliação STARS, foram identificadas propostas de melhoria do desempenho da sustentabilidade da UAb. Estas resultaram da aplicação, em 2018, de processos participativos direcionados para a comunidade UAb (colaboradores, administração e alunos) e do desenvolvimento e concretização em 2016 de uma formação direcionada para os colaboradores UAb sobre boas práticas ambientais em contexto organizacional. De forma a dar continuidade à avaliação e às propostas apresentadas foi elaborada uma carta de intenções com um conjunto de propostas e respetivas ações de operacionalização, com vista à melhoria da implementação da sustentabilidade na UAb. Essas propostas estão agora a ser empreendidas, nomeadamente através da (i) elaboração de guias de boas práticas de sustentabilidade para estudantes e funcionários em formato digital; (ii) da promoção do serviço à comunidade com base em iniciativas provenientes dos estudantes e funcionários; e (iii) da avaliação da literacia em sustentabilidade dos docentes. Espera-se que com esta apresentação se possa partilhar a experiencia da UAb e as formas de ultrapassar barreiras na implementação da sustentabilidade nas IES.
  • E-Sustainability 2019: atas do Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Trindade, Jorge; Caeiro, Sandra; Jacquinet, Marc
    Livro de atas do seminário doutoral em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento da Universidade Aberta ocorrido em junho de 2019.
  • Contribution of advanced training for real problem solutions within sustainable development goals: the case of an e-learning PhD
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Caeiro, Sandra; Trindade, Jorge
    In this work, we intend to evaluate the contribution of this e-learning PhD program on Social Sustainability and Development for worldwide real problem solutions, in particular related with the achievement of the Sustainable Development Goals (SDG). The research was conducted for those research plans submitted between 2014 and 2016. A content analysis was applied to those students’ research plans.
  • E-Sustainability 2020: atas do Seminário Doutoral | Universidade Aberta (Portugal) | Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (Brasil)
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Sayago, Dóris; Trindade, Jorge; Caeiro, Sandra; Jacquinet, Marc
    A presente obra reúne os contributos em forma de artigo resumido dos participantes no Seminário Doutoral Anual do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta de Portugal. Nesta publicação podem ser encontrados temas de economia, governança, ambiente, cidadania, responsabilidade social, cultura e educação associados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados estão associados aos desenvolvimentos mais recentes da investigação em dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília.