Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Issues with publishing abstracts in English: challenges for Portuguese linguists’ authorial voicesPublication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daThis paper assesses the impact of publishing abstracts in English in the Portuguese Linguistics Association (APL) Proceedings from 2001 to 2010. The study was carried out with a corpus of 137 abstracts, follows a Text Linguistics model inspired by the Interactionnisme Sociodiscoursif and links text features to the social practices and genre repertoires of this community. Quantitative data show signs of a “Portuguese identity” in authors’ voices such as personal forms, move signaling, long sentences, profuse embedding, heavy subjects, and variations in content selection, but also signs of standard academic guideline-indexed choices in impersonal forms, template sentences, coordinated constituents, nominalizations, and conventional text plans. Standard genre models and writing features from “core” academic communities coexist with alternative and traditional ways of writing and of disseminating knowledge, which is typical of a semiperipheral non-native English-speaking community torn between conflicting language and cultural paradigms. These contrasting tendencies are linked to identity changes within the community, as APL authors try to achieve international recognition by publishing abstracts in English as a Foreign Language. Since the APL research topic is the Portuguese language, the process mirrors the authors’ struggle between standard internationalization in English and individual stance in Portuguese.
- Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daO artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
- Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articlesPublication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daO trabalho apresenta as propriedades partilhadas pelos planos de texto de teses de doutoramento e de artigos científicos. A análise combina conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996) e da Teoria do Texto – parâmetro de género, mecanismo de realização textual e marcador de género (Coutinho e Miranda 2009). No corpus de 130 teses da Universidade de Coimbra (2003-2012) foram identificados quatro tipos de planos de texto: estruturação por tópicos, IMRDC, (Introdução–Metodologia–Resultados–Discussão–Conclusão), antológico e misto (Swales, 2004; Santos e Silva, aceite). Os textos evidenciam dois tipos de hibridismo: mistura e encaixe de géneros (Mäntynen & Shore, 2014). As teses de ciências sociais e humanas partilham a estruturação por tópicos com os artigos dessas áreas disciplinares. Nas teses de ciências de base experimental predominam planos IMRDC (idênticos aos dos artigos dessas áreas) e antológicos (que incluem os artigos já publicados/submetidos), evidenciando-se no segundo caso uma dupla relação de hibridismo. Consequentemente, questiona-se a delimitação entre os dois géneros, e conclui-se que os objetivos, o contexto institucional, a extensão e a etiquetagem metatextual poderão ser os únicos critérios distintivos entre a tese e o artigo científico.
- In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentaçõesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraEste estudo pretende identificar dimensões argumentativas de textos do género Conclusões de teses de doutoramento, intersectando-as com as formações sociodiscursivas (Bronckart 1997). A pesquisa baseia-se na análise por amostragem de 12 teses do “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015), incidindo na estrutura retórica. Adotou-se um modelo retórico de análise inspirado em Chen e Kuo (2012), Nguyen e Pramoolsook (2016) e Swales (1990, 2004), acrescentando-se títulos e subtítulos, divisão em secções, extensão, sequências textuais, atenuadores, intensificadores e pacotes lexicais de modalização epistémica. A seleção, ordenação e prevalência destes mecanismos permitiram identificar padrões por áreas disciplinares (Ciências / Ciências Sociais e Humanas e Humanidades), bem como um possível parâmetro de género – a abertura a outros textos através do anúncio de linhas de investigação futura. Dado que o capítulo final da tese de doutoramento condensa o essencial da argumentação desenvolvida ao longo do texto, configura um locus ótimo para dilucidar mecanismos argumentativos, num quadro de legitimação retórica da investigação passada, que integra e outorga a entrada do autor na comunidade científica pela concessão de um grau académico.