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- Competências em questão : contributo para a formação de professoresPublication . Gaspar, IvoneA palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores.
- Estudante online: que competências?Publication . Gaspar, Maria Ivone; Oliveira, Isolina; Bemhaja, Berta; Santos, Glória; Dâmaso, Manuela; Viseu, NatáliaTendo por cenário o Mestrado em Supervisão Pedagógica, oferecido pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, o grupo de estudantes da edição de 2009-2011 desenvolveu uma investigação sobre as competências a exigir e a desenvolver por aqueles que querem aprender na modalidade online. Numa relação directa com esta problemática, estabeleceram princípios e delinearam questões frente a competências necessárias por aqueles que ensinam online. Pretendem, apenas, contribuir para a reflexão em torno de competências esperadas para a concretização do ensino e aprendizagem online.