Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação
    Publication . Sales, Mary; Moreira, J. António
    O momento atual que vivemos trouxe novos e emergenciais desafios aos professores do Ensino Superior, tornando essencial a aquisição de competências digitais, sobretudo para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e de tecnologias online. Nesse sentido, a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu CheckIn, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), a pesquisa apresentada neste texto objetiva, principalmente, avaliar as competências digitais dos professores do Ensino Superior da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a partir das suas perceções. A abordagem metodológica quantitativa enfatiza a perceção dos professores sobre suas competências digitais em três dimensões: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes e envolveu 210 professores da UNEB. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado - nível B1 -Integradores-, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes aquelas por meio das quais os professores apresentam mais fragilidades, destacando-se, na primeira dimensão, as questões relacionadas à avaliação digital, e, na segunda dimensão, o uso responsável das tecnologias. Os resultados mostram, pois, a necessidade de os professores aumentarem o seu nível de proficiência digital por meio de formação continuada, principalmente nas dimensões destacadas.