Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rodrigues Paquete, Hugo Filipe

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Ao som dos fluxos da informação: processos de sonificação nas artes sonoras
    Publication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, Adérito
    This essay tries to analyse the impact of the sonification processes in the sound arts, analysing their first and second order modes proposed by Scot Lancaster. This is achieved exploring the definition of their new production methodologies, philosophical implications and conceptual significance taking as examples artistic practical artworks analysed as speculative critical systems I, II, and III. It also explores the artistic trends that have been observed since 1990 in the post-digital aesthetics outside the aesthetics of failure. These artistic practices consist of generating art works based in the data-flows from geology, electromagnetism, nature, economics or other disciplines and practices to convert them into sound events originated outside the physic of sound as non-vibration forces. That is associated in my argument as data-event-sound with a new ontology. This allows a secondary ontology outside the forces that animate the understanding of sound as vibration. The sound is presented as translation of the data-information-flows establishing a relationship with the concept of appearance and form explored by Susanne Langer, opening the understanding of the work of art as a system of interdependent relations in the meta-medium of the digital-art. It generates new ways of understanding sound as mutation in which digital, biology, culture and spiritual establish interconnections between the computer as a digital domain in a landscape of code, promoting complex regimes of laminar-perception. These connections of meaning must be discussed in sound studies because they represent asymptomatic effects of the digital in life, art and the post-digital aesthetic momentum.
  • Zoonose: leptospirose e os ritmos espirais como infeção sonora e musical
    Publication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, Adérito
    O presente artigo técnico e ensaio procura analisar o impacto dos processos de sonificação nas artes sonoras, colocando em análise os seus modos de primeira e segunda ordem, na definição das metodologias de produção, tendo como base o código genético da leptospirose, utilizado no desenvolvimento de elementos sonoros e musicais com o software Iannix integrados na performance Zoe:Actant (2017), apresentada no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas dos Açores. Este projeto iniciou-se entre os meses de março e maio de 2017 num contexto de residência artística, denominada Salutem: à tua saúde, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Houve colaboração e envolvimento com profissionais e utentes daquele centro hospitalar, em especial com o centro de investigação centrado no estudo da leptospirose e o centro de análises de fluídos mais comuns - sangue, urina, fezes e expetoração – e, ainda, o centro de virologia.
  • Dromologia dos corpos orbitais: projeto de desenvolvimento de hardware e estratégias de composição sonora, com recurso ao movimento de satélites e a outros objetos humanos exteriores à terra
    Publication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, Adérito; Zlaket, Christopher; Stingley, David
    Este artigo propõe construir uma reflexão crítica e técnica centrada na tecnocultura e nos modos de produção artística pós-digitais. Efetuando-se uma extrapolação dos processos de sonificação na arte digital partindo de um projecto pratico onde esta envolvida a produção de hardware e software que captura o movimento de satélites públicos e militares para utilizar os seus valores de deslocação, velocidade, entre outros, em elementos sonoros e musicais. Este projeto é desenvolvido em parceria com os meus colaboradores Christopher Zlaket (1992) da Arizona State University especializado em design de interfaces e David Stingley (1993) do MIT, especializado em ciências da computação. O objetivo é transformar, por processos de sonificação elementos de valor estético centrados numa investigação que lida com a articulação entre saber técnico, construção de interfaces, programação e sua aplicabilidade nos domínios das artes sonoras, performance musical e instalação multimédia.