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- Zoonose: leptospirose e os ritmos espirais como infeção sonora e musicalPublication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, AdéritoO presente artigo técnico e ensaio procura analisar o impacto dos processos de sonificação nas artes sonoras, colocando em análise os seus modos de primeira e segunda ordem, na definição das metodologias de produção, tendo como base o código genético da leptospirose, utilizado no desenvolvimento de elementos sonoros e musicais com o software Iannix integrados na performance Zoe:Actant (2017), apresentada no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas dos Açores. Este projeto iniciou-se entre os meses de março e maio de 2017 num contexto de residência artística, denominada Salutem: à tua saúde, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Houve colaboração e envolvimento com profissionais e utentes daquele centro hospitalar, em especial com o centro de investigação centrado no estudo da leptospirose e o centro de análises de fluídos mais comuns - sangue, urina, fezes e expetoração – e, ainda, o centro de virologia.
- Dromologia dos corpos orbitais: projeto de desenvolvimento de hardware e estratégias de composição sonora, com recurso ao movimento de satélites e a outros objetos humanos exteriores à terraPublication . Paquete, Hugo; Bastos, Paulo Bernardino; Marcos, Adérito; Zlaket, Christopher; Stingley, DavidEste artigo propõe construir uma reflexão crítica e técnica centrada na tecnocultura e nos modos de produção artística pós-digitais. Efetuando-se uma extrapolação dos processos de sonificação na arte digital partindo de um projecto pratico onde esta envolvida a produção de hardware e software que captura o movimento de satélites públicos e militares para utilizar os seus valores de deslocação, velocidade, entre outros, em elementos sonoros e musicais. Este projeto é desenvolvido em parceria com os meus colaboradores Christopher Zlaket (1992) da Arizona State University especializado em design de interfaces e David Stingley (1993) do MIT, especializado em ciências da computação. O objetivo é transformar, por processos de sonificação elementos de valor estético centrados numa investigação que lida com a articulação entre saber técnico, construção de interfaces, programação e sua aplicabilidade nos domínios das artes sonoras, performance musical e instalação multimédia.