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- Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaPublication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo AlexinoA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial em sala, do mundo inteiro. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, intensificando e impulsionando novas maneiras de aprender e se comunicar ao lançar novas comunidades de aprendizagem on-line ou reforçar as existentes. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter e a serem adotadas após o fim da pandemia e o regresso às aulas presenciais na medida em que proporcionem formas mais ágeis e eficazes de contacto e de partilha online estabelecendo assim formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos. Nesta comunicação descrevem-se práticas concretas de ensino online implementadas durante a pandemia em duas universidades tradicionais de ensino presencial, a Universidade de São José, Macau, China; e a Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, no âmbito de disciplinas de mestrado, onde se adotaram estratégias de ensino e aprendizagem online baseadas em videoconferência simples, mas também aplicando princípios pedagógicos explorando a interação aluno-aluno, a aprendizagem colaborativa e a comunicação assíncrona em fórum e ainda a avaliação contínua. Apresenta-se uma análise sistemática das experiências realizadas em ambas as universidades à luz de um potencial modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas gerais para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa online de nível universitário.
- Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaPublication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo AlexinoA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.