Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Nunes, Maria Teresa

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhados
    Publication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, Teresa
    A primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
  • Mulheres e media
    Publication . Magalhães, Sara I.; Alvarez, Teresa
    Coletânea de textos que resultaram no Encontro Mulheres e Media organizada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, no âmbito da iniciativa "Reflexões no Alvito" promovida pela Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres. Integram esta coletânea textos sobre as primeiras mulheres jornalistas na imprensa escrita (de Isabel Ventura), as mulheres e os novos media (de Adriana Delgado), feminismo e espaço virtual (de Noa Wirth-Nogradi) e as representações do 8 de Março na imprensa escrita portuguesa (de Carla Cerqueira). A obra inclui igualmente uma síntese das questões debatidas «durante o Encontro, segundo a lógica que norteou as "Reflexões no Alvito".
  • O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões
    Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra
    Apesar das evidentes mudanças na sociedade portuguesa nos últimos quarenta anos, após a queda do regime ditatorial, o eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua eivado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil. E tal acontece, quer em virtude da crença generalizada de que está tudo conseguido na construção de uma nação com tolerância zero às leis e atitudes sexistas do passado, quer devido ao poder silencioso das estereotipias de género, que continuam a constituir obstáculos reais ao exercício da cidadania pelas pessoas de ambos os sexos, ao longo da vida. Neste artigo pretende-se refletir brevemente sobre o papel da educação na promoção de uma cidadania sem visões de género estereotipadas, em rapazes/homens e em raparigas/mulheres, chamando para o debate diferentes agentes de socialização e percorrendo contextos formais e não formais de aprendizagem.