Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado Português Língua Não Materna da Universidade Aberta. Pretende-se refletir a respeito das realizações dos atos ilocutórios diretivos, comissivos, expressivos e assertivos e das estratégias de delicadeza positiva e negativa a partir da constituição e delimitação de um corpus composto por vinte e três diálogos de produção oral realizados por dezessete alunos dos níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 de Português em Hamburgo, na Alemanha. A pesquisa fundamenta-se nos estudos do campo da Pragmática Linguística. Analisamos o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos ilocutórios em interações desenvolvidas em contextos específicos com o objetivo de verificar de que maneira os atos de fala e as estratégias de delicadeza são produzidos pelos alunos de Português Língua Não Materna. Além disso, desenvolvemos uma Ficha Sociolinguística com informações a respeito do perfil sociológico, linguístico e cultural dos alunos. A partir da recolha e da análise dos resultados obtidos, constatamos que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades em formular atos de fala, principalmente indiretos, e utiliza estratégias de delicadeza principalmente em atos de convite e atos expressivos.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho reflete sobre as realizações de atos de fala e de estratégias de delicadeza a partir de um corpus composto por diálogos realizados por alunos de Português Língua Não Materna de níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 em Hamburgo, Alemanha. O trabalho tem como objetivo observar o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos de fala e estratégias de delicadeza produzidas pelos alunos de Português Língua Não Materna em interações desenvolvidas em diferentes contextos.