Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo
    Publication . Rodrigues, Emília; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia, enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” no ensino básico no distrito de Viana do Castelo em articulação com a Biblioteca Escolar. Metodologicamente, suporta-se do paradigma pragmático, num estudo de caso múltiplo, assente em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados, recorreu-se a Fichas de Acolhimento, Aferimento, Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Como resultados, esperam-se evidências da promoção de um contexto para a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências ligadas à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias.
  • O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal
    Publication . Batista, Ana Luzia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia surge como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências. Assim, pretendemos indagar sobre a possibilidade de implementação do “Clube da Wikipédia”. O estudo de caso múltiplo alicerça-se no paradigma pragmático e em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados socorremo-nos de Fichas de Acolhimento, Aferimento e Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Para a análise de dados recorremos às análises estatística e de conteúdo. Esperamos, como resultado, que as atividades propostas aos alunos permitam a aquisição de competências digitais e informacionais, para além das especificas da área de saber em articulação com a biblioteca escolar.
  • A Wikipédia como recurso de ensino-aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentação
    Publication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A presente pesquisa pretende analisar perceções e práticas de estudantes e professores do ensino superior em Moçambique sobre a Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto. Metodologicamente, articula-se o paradigma positivista com o paradigma interpretativo. No estudo de caso recorreu-se ao inquérito por questionário, cujos dados são analisados por via da estatística descritiva. Espera-se identificar perspetivas de cada público-alvo inquirido e que potencialidades atribui à Wikipédia, quer no acesso de todos à informação, quer como catalisador de literacias essenciais no século XXI.