Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barros, Daniela Melaré Vieira

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez
    Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.
  • Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Romero, Cristina Sánchez; Moreira, J. António
    A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.