Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A interaçaÌo e a colaboraçaÌo na formaçaÌo de mediadores pedagoÌgicos digitaisPublication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves CorrĂȘa; Barros, Daniela MelarĂ© Vieira; SchluÌnzen, Elisa Tomoe Moriya; Garcia Perez, Daniela JordĂŁoNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a CoordenaçaÌo de Aperfeiçoamento de Pessoal de NiÌvel Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formaçaÌo de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experieÌncia de uma das autoras no curso de formaçaÌo de mediadores pedagoÌgicos digitais para educaçaÌo a distaÌncia, enfatizando a importaÌncia da interaçaÌo e do trabalho colaborativo na construçaÌo do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de EngestroÌm (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLUÌNZEN (2015) compoÌem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodoloÌgica quanti-qualitativa, a anaÌlise de conteuÌdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual saÌo realizadas observaçoÌes sobre a natureza da interaçaÌo em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicaçaÌo foram fundamentais para formar o professor mediador, condiçaÌo essencial para que seja promovida a interaçaÌo e o trabalho colaborativo.