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- Change life to online: pedagogical relationship in pandemic timePublication . Mouraz, Ana; Nobre, Ana
- Quem te viu e quem te vê: promover a aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através da observação dos pares durante as aulas (WAY)Publication . Mouraz, Ana; Santos, Anabela Caetano; Nobre, AnaComunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/
- Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digitalPublication . Nobre, Ana; Mouraz, AnaNo início da terceira década do século XXI, mudanças significativas estão a ocorrer nas Instituições de Ensino Superior (IES). Se a necessidade de oferecer educação superior a mais estudantes, e mais diversificados, vinha constituindo um desafio, imposto pela globalização e pela economia do conhecimento, a pandemia obrigou as IES a reequacionar a sua oferta digital. Embora o Ensino Superior use extensivamente o e-learning, o ensino on-line, o ensino a distância, ou alguma outra forma de educação tecnológica, importa refletir sobre os efeitos que tal uso trará à reconfiguração da aprendizagem digital, mesmo num período pós pandemia. É esse propósito que estrutura este texto. Parte-se da literatura recente sobre a aprendizagem digital e seus contornos para refletir sobre as possibilidades e dificuldades que a pandemia lhe trouxe.
- Portas que o digital abriu na investigação em educaçãoPublication . Nobre, Ana; Mouraz, Ana; Duarte, MarinaO propósito deste livro define-se na intertessitura de duas constatações: a de que o digital tem afetado a Educação e a de que tem afetado a Investigação. Se, por um lado, o digital traz para a educação e para a vida quotidiana novos tempos e lugares, por outro lado abre portas para entrar nesses tempos e lugares, proporcionando ferramentas e instrumentos para neles navegar. Não obstante um acervo considerável de literatura tenha surgido recentemente para dar conta da dinâmica global que traz para a investigação alguma reflexão sobre os efeitos dos recursos metodológicos afetados pelo digital, há alguma escassez de literatura em língua portuguesa. Este livro aborda essa lacuna, explorando os conceitos e as práticas da Investigação em Educação reconfigurados por efeito do digital e de que têm sido obreiros investigadores que pensam e escrevem em português. A obra conta com o contributo de 32 autores portugueses e não só, estando representadas 13 instituições de ensino superior portuguesas, de norte a sul do país, do subsistema universitário e politécnico. As temáticas dos capítulos foram selecionadas para serem representativas de: 1) Aspetos que o digital trouxe para a investigação e seu impacto nas abordagens metodológicas; 2) Uma seleção de estudos centrados em metodologias qualitativas (mas não só), norteados pela questão: “O que é que o digital trouxe de novo a esta forma de produzir ciência em Educação?”. São estes dois eixos que definem o nicho que o livro pretende ocupar, que é o da análise e da crítica dos efeitos que o digital pode acarretar à Investigação em Educação, nomeadamente nos modos como o objeto educativo pode ser investigado e construído.
- Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemiaPublication . Nobre, Ana; Mouraz, Ana; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Moreira, J. AntónioA pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
- Portas que o digital abriu na metodologia de investigação em educaçãoPublication . Mouraz, Ana; Duarte, Marina; Nobre, Ana
- Truz, truz: o digital bate à porta da investigação em educaçãoPublication . Duarte, Marina; Mouraz, Ana; Nobre, Ana