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Gonçalves de Carvalho, Isabel Cristina

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  • A deriva na análise do espaço urbano, na perspetiva da média-arte locativa
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    Este artigo reflete sobre a deriva urbana, em contexto pedagógico, realizada na Vila de Caminha, como prática artística e enquanto exercício de experimentação, leitura e análise daquele espaço. Através de tecnologia móvel, nomeadamente smartphones e tablets, aborda-se a média-arte locativa como instigadora da experimentação de espaços urbanos. Explora-se a deriva como exercício de apreensão urbana e processo de procura e levantamento de narrativas locativas. Com base numa investigação teórica e na análise de resultados empíricos obtidos com tecnologias de realidade aumentada atualmente existentes, reflete-se ainda acerca do papel da média-arte locativa na vivência de espaços urbanos e no seu contributo na preservação de memórias e identidades locais, pela descoberta e partilha de narrativas georreferenciadas, contextualizando-as e imbuindo-as no próprio espaço físico.
  • Média-arte locativa e mapeamentos dinâmicos na compreensão de fluxos urbanos : o contributo do dispositivo móvel na atividade do caminhar como prática artística
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Mauro, Figueiredo
    O interesse pela análise de espaços urbanos através de dispositivos comunicacionais móveis (de meios digitais) – perspetivando a sua transformação contando com a participação colaborativa da população – traduz o enquadramento geral da investigação. As práticas artísticas, complementadas por métodos de estudo de cidades (capazes de abordarem a respetiva complexidade de modo multioperativo e flexível), foram integradas na pesquisa tendo em linha de conta o acentuado desenvolvimento que as mesmas têm conhecido para a compreensão da atual condição urbana. O resultado foca a hibridização de processos que permitem acrescentar conhecimento coletivo sobre estruturas urbanas, expresso em mapeamentos dinâmicos que promovem leituras aumentadas de realidades urbanas. Assente no enquadramento teórico e respetiva revisão da literatura (abrangendo áreas disciplinares da média-arte locativa, da análise urbana e dos mapeamentos dinâmicos), procedeu-se ao desenvolvimento de dois artefactos complementares, cuja elaboração implicou três fases: i) pré-produção; ii) produção; iii) pós-produção. Na primeira, conceptualizaram-se os artefactos, definindo-se critérios e especificando parâmetros de análise. Complementarmente, consideraram-se softwares a utilizar bem como a seleção de atores urbanos que participaram em experiências associadas à investigação. No que se refere à produção, encetaram-se diversas ações de apropriação e apreensão de espaços urbanos selecionados na Vila de Caminha, recorrendo à técnica do caminhar mediado pela tecnologia. Na terceira fase, a informação resultante foi analisada, comparada e sistematizada através de uma reflexão final. Registaram-se marcas e apropriações na Vila de Caminha, integrando abordagens da média-arte locativa, da morfologia urbana e tecnologias digitais. A partir desta metodologia, a resposta aos objetivos da investigação contribui para a colmatação da lacuna identificada no estado arte, dado demonstrar-se a relevância da convergência operativa entre a apreensão urbana e os fluxos informacionais e comunicacionais para o revelar de vivências espaciais urbanas quotidianas (passadas e presentes) que ocorrem sobre a estrutura física das cidades. Em síntese, as práticas artísticas, provindas da média-arte locativa, expressam – em mapeamentos dinâmicos e através de realidade aumentada – o devir coletivo de experiências individuais nos espaços das cidades, acrescentando histórias à sua memória e história urbana.
  • FeelOpo: an interactive installation to explore the “beat of Oporto”
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Porto, Carla
    FeelOpo is an interactive art installation that allows contact with fragments of the immaterial heritage of the Oporto City in the North of Portugal. Through location-based storytelling of the living city, this interactive installation allows visitors to explore, at different levels, several typical characteristics of this city, addressing aspects of cultural identity based on contrasting images and videos. The visitors feel and explore visual stories of the live city, through a process of appropriation and articulation of these narratives, generating an expansion of this intangible heritage.
  • FeelOpo: feel(ing) the beat of Oporto
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Porto, Carla; Bidarra, José
    This digital art installation has as main goal to introduce an interface through which the image of the city of Oporto (in Northern Portugal) is designed and activated by the presence of one or more people standing in the exhibition space. It brings up the metaphor of the city as a living organism allowing visitors to explore, at different levels, several features very typical of this city. A diversity of possible routes is embedded in the outfit and activated as visitors move across the exhibition space, revealing experiences by means of projected videos related to the cultural specificity of the city. In this way, as the human body interacts with the space and the screen, uncovering stories, memories, expressions, sounds, colours, textures, new designs and emotions are presented in the form of videos that narrate life fragments of Oporto and its people. Being supported by a mix of audio-visual records, FeelOpo intends to build "the beat of Oporto" through striking visual narratives.
  • ComPassos com histórias : narrativas digitais de Caminha
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    ComPassos com histórias explora o contributo da média-arte locativa para o registo da identidade e das vivências de uma comunidade através da exploração do espaço urbano da Vila de Caminha, geolocalizando narrativas digitais de memórias urbanas e, incitando à (re)descoberta desse espaço, num exercício de deriva pelas memórias dos seus habitantes. O acesso a essas memórias é facilitado por duas vias, num plano digital através de um eBook interativo e num plano físico, real, através de uma aplicação, com tecnologia de Realidade Aumentada, que permite a visualização em formato de pequenos vídeos in loco.