Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Cardoso, Teresa Margarida Loreiro

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Competências de literacia nas escolas: o Programa WEIWE(R)BE
    Publication . Ferreira da Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Ribeiro Mota, Eduarda; Pestana, Filomena
    O programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, são visados não apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas também os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outraspropostas ea fim de apoiar a implementação daquele programa, é proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecários e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, após a qual se espera que explorem e promovam cenários de aprendizagem conducentes à integração de tais competências nas suas práticas curriculares. Neste âmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como é concretizado o desenvolvimento integrado e sistemático de competências de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagógica dele decorrente, nomeadamente em contextos híbridos. Os dados, recolhidos através de infografias e de relatórios individuais, são analisados, respetivamente, com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodológica mista, fundamentada no paradigma pragmático. Como resultados evidenciam-se, para além da caracterização dos atores participantes no programa, competências adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da Wikipédia, é possível estimular tarefas alinhadas com áreas do DigCompEdu, numa estratégia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia.
  • Competências de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BE
    Publication . Ferreira da Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mota, Eduarda Ribeiro; Pestana, Filomena
    O programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, são visados não apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas também os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outras propostas e a fim de apoiar a implementação daquele programa, é proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecários e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, após a qual se espera que explorem e promovam cenários de aprendizagem conducentes à integração de tais competências nas suas práticas curriculares. Neste âmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como é concretizado o desenvolvimento integrado e sistemático de competências de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagógica dele decorrente, nomeadamente em contextos híbridos. Os dados, recolhidos através de infografias e de relatórios individuais, são analisados, respetivamente, com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodológica mista, fundamentada no paradigma pragmático. Como resultados evidenciam-se, para além da caracterização dos atores participantes no programa, competências adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da Wikipédia, é possível estimular tarefas alinhadas com áreas do DigCompEdu, numa estratégia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia.