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Cardoso, Teresa Margarida Loreiro

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  • Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento
    Publication . Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Henriques, Susana; Goulão, Fátima
    Enquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção.
  • III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning
    Publication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João
    O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs, MOOCs, REAs, …); Realidade Virtual em EaD; Jogos e gamification em EaD; Mobile Learning; EaD e Inclusão Digital e Avaliação em contextos online.