Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- "A house as old as this one becomes, in time, a living thing": O Terror Doméstico em Crimson PeakPublication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaEste capítulo explora o tema do terror doméstico, em particular no filme Crimson Peak, de Guillermo del Toro. Com raízes na literatura gótica, a representação da casa é fulcral no desenvolvimento da narrativa, uma vez que a casa se assume como personagem. Aqui, a casa também é um espaço que reflete a opressão feminina que subverte a noção tradicional de um lar seguro. Neste capítulo é possível verificar como a casa se transforma num local de terror e revelador de segredos sombrios da família Sharpe.
- Reconfiguring Arthur: the arthurian legend as palimpsest in Guy Ritchie’s King Arthur: the legend of the sword (2017)Publication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaThe Middle Ages have been a source of interest to audiences around the world nearly since the period ended until modern times. While many themes, stories and characters have been reimagined and recreated, or, in other words, ‘palimpsested’, no other has held as much sway as King Arthur, ‘the once and future king’, around whom a constellation of equally celebrated characters aligned and remain as one of the most widely acknowledged medieval legacies in the modern world.Focusing on cinema in particular, this study aims at analysing one of the most recent film adaptations of the Arthurian legend to the big screen, King Arthur: Legend of the Sword (Dir. Guy Ritchie, 2017), to understand how films and audiences engage in the process of scraping, erasing, and rewriting Arthur in the twenty-first century.
- Aragorn e Andúril: a representação do herói e da espada medievaisPublication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaNa primeira parte deste capítulo iremos olhar para o percurso de Aragorn, de Ranger/Caminhante a Rei, tentando perceber que características o ligam (ou não) ao famoso rei Artur e/ou às lendas arturianas. Na segunda parte, o foco será em Andúril, a espada de Aragorn, onde Tolkien faz confluir as espadas de vários heróis medievais, embora consideremos que ela carrega consigo a herança das espadas do mito arturiano: a Espada na Pedra e Excalibur.
- Boromir: um herói imperfeitoPublication . Marques, DianaPegando no conceito de herói que é explorada de forma complexa em O Senhor dos Anéis, de Tolkien, pretende-se pensar sobre Boromir enquanto possível herói cuja grandeza está nos seus actos finais, sacrificando-se pela Irmandade. Para tal, será necessário explorar o conceito de herói mítico, a Jornada do Herói, as narrativas de demanda e demonstrar de que forma, apesar de todos os seus defeitos e imperfeições, Boromir foi mais do que aquele que separou a Irmandade. Tendo sido influenciado pelo conhecimento que tinha das culturas e literaturas nórdica e anglo-saxónica, é possível considerar que Tolkien exibe em Boromir uma crítica ao ethos heróico nórdico partindo da figura do herói na sua acepção literária, que mostra a existência de uma tensão entre dois estilos heróicos diferentes: o pagão e, por isso, arcaico, obsoleto; e o cristão, consequentemente, moderno. Assim, será também importante abordar algumas das características destas culturas para melhor se perceber a complexidade de Boromir, que se encontra associado aos heróis das tradições épica e mitológica, mas reflecte também a sensibilidade cristã e contemporânea de Tolkien.