Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Lima de Oliveira, Albertina

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • The intergenerational educational programs: a new sphere of lifelong education
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália
    This workpresents lifelong education as a key conceptual framework in adult education and intergenerational learning as na instrument that can be usedto assist lifelong education reaching its goals.
  • A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativo
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada
    No presente trabalho apresenta-se a educação intergeracional, concebida como um processo pedagógico que coloca pessoas de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de participação, cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional, orientada sob os princípios da relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. A educação intergeracional tem como finalidade principal facilitar e garantir que as pessoas de diferentes gerações aprendam, desenvolvam e compartilhem conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e valores e se transformem na relação umas com as outras. Neste sentido, defende-se que se trata de uma abordagem coerente e valiosa, de cariz emancipatório, para o desenvolvimento da educação e aprendizagem ao longo da vida e para a promoção do envelhecimento ativo.
  • Educação intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: estudo de uma comunidade local
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada
    As autoras investigam a atividade de uma amostra de 385 residentes na freguesia do Bonfim da cidade do Porto, com o objetivo de compreender as necessidades desta população para a promoção do envelhecimento ativo através da educação intergeracional. Com base nas análises quantitativas realizadas, numa perspetiva comparativa entre diferentes grupos etários e diferentes características sociodemográficas, concluiu-se, por um lado, que a participação na sociedade da amostra estudada é média-baixa e que as atividades de lazer realizadas com mais frequência são atividades fisicamente mais passivas e frequentemente praticadas de forma individual. Por outro lado, evidenciou-se que as pessoas mais ativas são os mais jovens, os homens, as pessoas com maiores níveis de escolaridade e maiores rendimentos. A informação e o conhecimento emergente deste estudo demonstram a necessidade de oferecer oportunidades de participação, de aumentar as atividades física, cognitiva e de lazer e o contacto social de todos os indivíduos, independentemente da idade e das características sociodemográficas, confirmando-se a pertinência de utilizar a educação intergeracional como estratégia de promoção deste novo paradigma de envelhecimento.
  • Intergenerational education as a strategy for promoting active ageing
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada
    The objective of this article is to present the main results of a study about intergenerational education as a strategy for promoting active ageing. The research took place in the parish of Bonfim, Oporto city, Portugal, and involved a sample of 385 residents, divided into three age groups (young-adults, middle-aged adults and older adults). The data came from the Questionnaire for Assessing Needs, Interests and Potentials for the Development of Intergenerational Programs, from which the following variables were considered: social participation; leisure activities; social support and quality of life. As main results, one can point that older subgroups show less social participation and leisure activities, low social support networks and also low quality of life compared to younger subgroups. A gender effect was also noticed, since the social roles performed across adulthood by man and women result in less social participation of women, less leisure activities, less social support networks and a worse evaluation of their quality of life.