Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Lima de Oliveira, Albertina

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações: o contributo da educação intergeracional
    Publication . Villas-Boas, Susana; Ramos, Natália; Amado, João; Oliveira, Albertina Lima de; Montero, Inmaculada
    O presente artigo apresenta a educação intergeracional como meio para a redução de estereótipos e atitudes negativas tendo como base a idade e as relações entre as gerações. Começa por se apresentar uma investigação qualitativa realizada por entrevista e aplicada a 20 pessoas de diferentes idades da freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Teve como principais resultados: a constatação de que o contato entre as diferentes gerações é muito reduzido; a existência de mais estereótipos negativos do que positivos em relação à geração dos adultos idosos e dos jovens, e que estes estereótipos conjuntamente com diferentes perspetivas e valores de jovens e adultos idosos resultam em atitudes negativas de uma geração em relação à outra. Depois de interpretar e discutir os resultados, o texto termina com a apresentação da exemplificação de como utilizar estes resultados no que considerámos ser uma forma adequada de desenvolver processos pedagógicos intergeracionais.
  • The intergenerational educational programs: a new sphere of lifelong education
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália
    This workpresents lifelong education as a key conceptual framework in adult education and intergenerational learning as na instrument that can be usedto assist lifelong education reaching its goals.
  • A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativo
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada
    No presente trabalho apresenta-se a educação intergeracional, concebida como um processo pedagógico que coloca pessoas de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de participação, cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional, orientada sob os princípios da relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. A educação intergeracional tem como finalidade principal facilitar e garantir que as pessoas de diferentes gerações aprendam, desenvolvam e compartilhem conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e valores e se transformem na relação umas com as outras. Neste sentido, defende-se que se trata de uma abordagem coerente e valiosa, de cariz emancipatório, para o desenvolvimento da educação e aprendizagem ao longo da vida e para a promoção do envelhecimento ativo.
  • Intergenerational education as a strategy for promoting active ageing
    Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada
    The objective of this article is to present the main results of a study about intergenerational education as a strategy for promoting active ageing. The research took place in the parish of Bonfim, Oporto city, Portugal, and involved a sample of 385 residents, divided into three age groups (young-adults, middle-aged adults and older adults). The data came from the Questionnaire for Assessing Needs, Interests and Potentials for the Development of Intergenerational Programs, from which the following variables were considered: social participation; leisure activities; social support and quality of life. As main results, one can point that older subgroups show less social participation and leisure activities, low social support networks and also low quality of life compared to younger subgroups. A gender effect was also noticed, since the social roles performed across adulthood by man and women result in less social participation of women, less leisure activities, less social support networks and a worse evaluation of their quality of life.