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  • Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas
    Publication . Moreira, António Flávio; Pacheco, José A.; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa; Ferreira, Carlos; Viana, Isabel C.; Alves, Maria Pimenta; Silva, Ana Maria; Silva, Carlos; Carvalho, Maria de Lurdes; Mendes, Geovana Lunardi; Santos, Luciola Licínio C. P.
    O XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares decorreu na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2014. Tratando-se de um colóquio com uma história já relevante, que desde 2002 se tem desenvolvido em parceria com o Brasil, teve nesta edição, a novidade de incluir entre os seus organizadores três instituições de ensino superior representantes de países africanos da lusofonia – Cabo-Verde, Moçambique e Angola. Este alargamento evidencia o crescimento que o campo do currículo tem conhecido nos últimos anos naqueles países, reconhecendo e procurando criar espaços para ampliar esse desenvolvimento. A riqueza e diversidade proporcionados pelo alargamento do Colóquio vieram ainda contribuir para o esforço de internacionalização do campo do currículo (Pinar, 2014), sem perder de vista a importância do conhecimento das particularidades, (re)contextualizações e apropriações, nem do plano mais amplo das políticas viajantes, tomadas de empréstimo de contextos globais (Steiner-Khamsi & Waldow, 2012). Esta preocupação serviu de pano de fundo ao tema do Colóquio deste ano. Sob a temática "Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais" o colóquio procurou congregar docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares, sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências. As intervenções no colóquio reuniram-se em torno de diversos eixos temáticos, que procuraram representar a complexidade e diversidade de temas, consolidados e emergentes, dentro das políticas, teorias e práticas curriculares atuais: 1. Currículo, Globalização e Cosmopolitismo 2. Currículo e Avaliação 3. Currículo e Ensino Superior 4. Associações Curriculares: contributos para a configuração do campo 5. Currículo e Educação Formal e Não-Formal 6. Currículo e Tecnologias 7. Currículo e Desafios Africanos no Século XXI 8. Currículo e Políticas Educacionais 9. Currículo e Culturas 10. Currículo, Éticas e Estéticas 11. Currículo e Gestão 12. Currículo, Didática e Formação de Professores 13. Currículo, Transições e Territórios 14. Currículo, Conhecimento e Disciplinas Escolares Embora não estando ainda entre os objetos de estudo mais trabalhados pelos investigadores em geral, procurámos, com a criação de mesas redondas em torno de temas como as associações curriculares, os desafios africanos ao currículo no Século XXI, ou as transições e territórios curriculares, sensibilizar os participantes para potenciais desenvolvimentos futuros destas temáticas, que se perspetivam vir a influenciar o campo dos estudos curriculares nos anos vindouros. José Carlos Morgado Filipa Seabra Carlos Ferreira
  • Policies of accountability in Portugal
    Publication . Seabra, Filipa; Morgado, José Carlos; Pacheco, José A.
    This communication stems from the global/local method proposed by Pinar (2006) for analysing changes that have affected curricular development in Portugal in the globalised context. It is argued that the most evident effects of globalisation on current curricular changes relate to homogenisation and standardisation (Anderson-Levitt, 2008), intersected by key concepts, such as accountability, good practices, quality, efficiency, evaluation and testing, amongst others, even though heterogeneity of practices persists. In Portugal, the political agenda has suffered a two-fold pressure – on one side, from globalisation and transnationalisation and, on the other, the trend to Europeanise educational policies – leading to processes of curricular re-centralisation and a performance-oriented culture in schools (Ball, 2004). The concept of accountability is seen as one of the central aspects for understanding this, so this text uses a series of reflective questions, organised in three regulatory dimensions - political, institutional and pedagogical - to analyse the concept of accountability.
  • Avaliação externa : para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior
    Publication . Pacheco, José A.; Seabra, Filipa; Morgado, José Carlos
    Pela sua pertinência e acuidade problemática, sobretudo em tempos de uma globalização de strandards a todos os níveis de educação e formação, a avaliação externa não tem deixado de suscitar abordagens diferentes, reclamando uma ampla disucssão teorico-conceptual sobre a sua natureza transdisciplinar e sobre o impacto e efeitos que produz.É no contexto de um projeto de investigação sobre Avaliação Externa de Escolas que este capítulo é escrito, com o intuito de tornar-se numa base teórica para a discussão dos dados empíricos. Trata-se, por isso, de um texto de questionamento não só de abordagens teóricas em avaliação, como também de referencialização de um rationale para o estudo empírico do impacto e efeitos da avaliação externa. São, de igual modo, abordados alguns modelos de avaliação externa de escolas.