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- O perfil do supervisor pedagógico: representações de professores em diferentes fases da carreira docentePublication . Salis, Gabriela; Miranda, BrancaNeste artigo apresenta-se uma pesquisa sobre as representações dos professores em relação ao perfil de supervisor pedagógico. O estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º Ciclo e Ensino Secundário situada no distrito de Setúbal, em Portugal. Foram feitas entrevistas a dois grupos de professores: professores experientes e professores no início da carreira e os seus testemunhos serão apresentados e analisados.
- Supervisão pedagógica, inovação das práticas e desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagemPublication . Barreira, Carlos; Miranda, Branca; Oliveira, IsolinaAs comunidades de aprendizagem profissional possibilitam colocar o trabalho dos professores no centro dos processos formativos, podendo ser enriquecidas em ambientes virtuais quando suportadas pelo trabalho colaborativo e pela reflexão sobre as práticas educativas assentes em referenciais teóricos. Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, tem por objetivo dar conta dos processos e resultados conseguidos em duas oficinas de formação, na modalidade b-learning, realizadas numa escola e num agrupamento de escolas portuguesas com professores que desempenhavam funções de coordenação e liderança pedagógica. Este projeto, que integra duas universidades, visa a colaboração e a parceria com escolas com vista à promoção do desenvolvimento profissional docente através da análise de necessidades formativas sentidas pelos professores nos contextos educativos. No estudo de investigação-ação realizado foi possível constatar, essencialmente através dos relatórios reflexivos individuais e da análise das respostas ao questionário de satisfação, o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem. Neste âmbito, verifica-se a construção de novos conhecimentos bem como a alteração de atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das práticas educativas e desenvolvimento profissional docente. Destacamos, ainda, a relevância dessas comunidades como instrumento eficaz na formação de líderes e supervisores pedagógicos, essencialmente no aperfeiçoamento de competências reflexivas, colaborativas, e comunicacionais que podem fazer a diferença na garantia de sustentabilidade dos seus efeitos nas escolas.
- A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e PríncipePublication . Coelho, António; Miranda, BrancaAs estruturas intermédias são fundamentais para a implementação de um sistema de ensino inclusivo e de qualidade devido ao importante papel que têm no desenvolvimento profissional dos professores. São assim um contributo para o sistema de ensino evoluir, mudar de forma a dar resposta às necessidades da sociedade. Em São Tomé e Príncipe são os delegados de disciplina que corporizam esta estrutura, sendo responsáveis ao nível de escola pela supervisão dos professores. Este estudo pretendeu conhecer as representações sobre a função dos delegados de disciplina no ensino secundário (7.ª a 12.ª classes). Para tal desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos delegados de disciplina e entrevistámos supervisores pedagógicos e diretores de escola. Utilizámos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os delegados de disciplina são um grupo jovem e experiente, mas nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica. No desempenho da sua função ressaltam diversas componentes, a mais exercida é a componente burocrática, outra é a supervisão pedagógica e, por fim, uma componente formativa que é pouco valorizada. Verificou-se igualmente que os grupos investigados têm representações diferentes, quer quanto ao cumprimento da função quer quanto à forma como ela é cumprida. Os supervisores valorizam mais a componente de supervisão e os diretores e os delegados a componente de monitorização, apesar de no discurso os delegados valorizarem igualmente a componente de supervisão. Aspeto em que todos estão de acordo é a reduzida motivação dos delegados para o exercício das suas funções, fruto de condições de trabalho muito precárias. Esta investigação permite-nos inferir que o conceito de supervisão pedagógica se divide entre aqueles que a concebem como ajuda e colaboração e os que a entendem como monitorização e fiscalização do trabalho do professor.