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- FormaçaĢo de professores a distaĢncia: anaĢlise da legislaçaĢo e da estrutura no contexto brasileiro e portugueĢsPublication . Silva, Gleice Assunção da; Barros, Daniela MelarĆ© Vieira; Ramos, DanielaEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distĆ¢ncia no contexto brasileiro e portuguĆŖs. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto portuguĆŖs a formação inicial de docentes Ć© realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes Ć”reas de conhecimento tanto presencial como a distĆ¢ncia. Essas diferenƧas da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislaƧƵes vigentes. Os resultados e anĆ”lises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distĆ¢ncia esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes Ć”reas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docĆŖncia diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.