Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- O que é a gestão?: uma muito breve introduçãoPublication . Jacquinet, MarcA gestão pode ser concebida, para o estudo do empreendedorismo, como a arte de dirigir uma organização, planear seu desenvolvimento, controlar o seu desempenho, aplicando-se a todos os domínios da empresa. Também, pode-se abordar a questão da gestão do ponto de vista, da sua normatividade, prática e estudo científico.
- Notas sobre a internacionalizaçãoPublication . Jacquinet, MarcO processo de internacionalização implica dois tipos de decisão: para onde, para que países ou conjunto de países, internacionalizar e como internacionalizar. Todo o processo de internacionalização deve contribuir para tornar a empresa mais forte no longo prazo (aumentar a sua competitividade) e para isto ser possível deve-se analisar os benefícios, os custos e os riscos da internacionalização, não só a curto como a médio e longo prazo.
- Tipologia dos modos de operação internacionalPublication . Jacquinet, MarcTipologia dos modos de operação internacional.
- Introdução à globalização e internacionalização das empresas comerciais (e não só…)Publication . Jacquinet, MarcO que é a globalização? O que é a internacionalização de empresas? Qual é o papel da internacionalização no desenvolvimento das empresas? Que aspetos relevantes estão associados às empresas multinacionais? Que desafios encara a globalização para as empresas, os trabalhadores e as sociedades? Estas são algumas questões que vamos tentar abordar.
- Gestão do conhecimento e mudança organizacional (Tópico 2)Publication . Jacquinet, MarcTópico 2 - Gestão do conhecimento e mudança organizacional
- Fazer a ligação entre complexidade, organização e gestão do conhecimento: conclusãoPublication . Jacquinet, MarcÉ preciso consultar a informação no plano da unidade curricular assim como os avisos na plataforma. A seguir cada questão colocada, aparecem propostas de respostas feitas por alunos ou que poderiam ter sido feitas como tal. Devem considerar estas respostas como exemplos, mas não no sentido de modelo perfeito a seguir mas um exemplo que merece atenção e aperfeiçoamento. Aconselho cada um tratar primeiro responder antes de consultar as respostas de colegas. Não há geralmente respostas únicas, no entanto é preciso tomar em conta o conteúdo do estudo (nomeadamente no livro adoptado, assim como nas discussões mais pertinentes) e a capacidade de reformular com clareza e pertinência os elementos do estudo.
- A miragem do e-governo e a questão da cidadania: uma perspectiva sociológicaPublication . Jacquinet, Marc; Curado, Henrique; Caetano, João RelvãoNeste trabalho, analisamos um dos elementos da chamada e-democracia: o e-governo que desempenha um peso crescente nos discursos e nas justificações de modernização do governo e na reformulação da noção de cidadania. O e-governo é geralmente considerado como uma extensão da e-democracia, outro conceito ambíguo, e ambos merecem uma análise sociológica apurada, é o nosso intuito dar um contributo ainda que modesto neste sentido. Depois de uma breve discussão das noções de democracia, e-democracia, Estado e cidadania e das opções metodológicas, na primeira parte, passaremos, na secção seguinte a uma primeira análise crítica da noção de e-governo, sobretudo no que toca a um elemento central: a distinção entre cidadania e serviço público transferível pura e simplesmente para o mercado ou, ainda, em moldes flexíveis e híbridos mas essencialmente através do mercado. Baseamos esta distinção numa investigação sobre dois projectos que tratam da questão da e-democracia e dos serviços públicos (e do e-governo) em que se destacam os problemas da cidadania e da crise do sistema político representativo. O problema do e-governo, tal como do e-learning, é de negligenciar aspectos cruciais do funcionamento das democracias. Facilitar ou agilizar a prestação de serviços online, não basta para resolver os problemas da participação nas nossas democracias. O e-governo não pode ser confundido com uma mera prestação de serviço, seja ele público ou privado. Ele se insere num contexto sociopolítico mais vasto e que engloba os cidadãos. Esta é uma das nossas principais conclusões. O e-governo aparece cada vez mais como um mito e se assemelha a uma miragem que promete "montes e maravilhas" enquanto os problemas fundamentais não são tocados senão à margem.
- Introdução à gestão de PME (Tópico 1)Publication . Jacquinet, MarcDada a importância das PME no tecido empresarial (em Portugal e na Europa), a ideia de gerir uma PME à semelhança da gestão de uma grande empresa ganha cada vez mais sentido. É possível, e desejável, a aplicação destas técnicas na gestão de PME, fazendo a diferença entre a sobrevivência e o crescimento.
- Guia de apoio ao estudo de Global businessPublication . Jacquinet, MarcRecurso de estudo para a uc 61049 de Global Business contendo alguns resumos e questões de estudo.
- Introdução à globalização económica: uma perspectiva histórica (I)Publication . Jacquinet, MarcO tema da globalização é controverso, no centro de numerosos e recorrentes debates. Esta centralidade da questão da globalização pode ser relacionada com a importância que esta apresenta para várias das facetas da nossa vida cotidiana, como no trabalho, na vida familiar, cultural, educativa, do consumo e das práticas de cidadania. Esta centralidade deve ser ainda relacionada às próprias controvérsias da globalização, em relação aos interesses em jogo, às ideológicas, visões do mundo e ainda, numa perspetiva mais académica ou científica, em termos de caraterística do objeto de estudo e das questões de metodologia que fazem as pontes entre os discursos e as realidades diversas e complexas. Assim sendo, uma das ideias no cerne da globalização é o da complexidade, tanto do objeto de estudo como dos métodos a utilizar ou a ser utilizada para o seu estudo e conhecimento mais profundo