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  • A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precoce
    Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Pimentel, Júlia; Matos, Cátia; Marques, Joana
    Transcendendo as dimensões criança, família, recursos e serviços prestados, o Projecto “O processo de construção de boas práticas” consubstanciou a Intervenção Precoce (I.P.) numa perspectiva ecológica, envolvendo parcerias sociais que se co-responsabilizaram para definir, financiar e acompanhar este projecto ao longo de três anos. Assegurado o pleno funcionamento de uma equipa de I.P., foram eliminadas as necessidades expressas e procedeu-se a um estudo avaliativo específico e intrínseco ao Projecto. As práticas inclusivas em intervenção precoce foram apropriadas como responsabilidade comunitária e social, num processo dinâmico de Investigação-Acção que, findo o Projecto, garantiu a continuidade de respostas entretanto proporcionadas. O impacto do Projecto manifestou-se muito positivo, no desenvolvimento da equipa de I.P., nos seus aspectos organizativos e de funcionamento, na sua relação com a comunidade de pertença e com as crianças e famílias, em particular. As conclusões e produções do Projecto constituem uma mais valia para a Intervenção Precoce em Portugal. Abstract The research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, in a resource-based approach and within an ecological framework, ensured that all community resources and partners were involved in finding, implementing and developing adequate responses to meet the needs of children and families. After the financial and human resources needs of the EI team were responded, an evaluation study was carried on during the 3 years of the project. Inclusive practices in Early Intervention were felt as part of community responsibility and, within a dynamic research/action process, some of the EI projects and responses that had been implemented with project funding could be continued through community funding. The research/action project had a positive impact on the development of the EI team under evaluation, not only on its internal organization and functioning but also on its relation with the community structures and support to children and families. Its results and products are a valuable contribution to Portuguese Early Intervention programs.
  • A avaliação de um programa de intervenção precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas
    Publication . Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana
    Com o estudo avaliativo do Projecto de investigação/acção “O processo de construção de boas práticas”, delineado em simultâneo com o próprio projecto, pretendia-se recolher e analisar dados relativos às práticas implementadas por uma equipa de Intervenção Precoce (IP) a nível da comunidade, família, criança, serviço e programa, ao longo de três anos, comparando-as com as que são internacionalmente recomendadas. A partilha inicial dos objectivos do estudo com a equipa avaliada e a devolução de alguns resultados parcelares poderão ter contribuído para uma melhor organização do programa de IP, dos procedimentos de avaliação/intervenção, dos instrumentos utilizados e da informação prestada às famílias, constituindo-se como factor de mudança e promoção da qualidade, originando redefinição de objectivos e prioridades para o planeamento de actividades da equipa/programa avaliado. Os resultados obtidos permitem identificar modelos, procedimentos e respostas que assegurem a plena inclusão das crianças em idade pré-escolar e suas famílias na vida da comunidade. Abstract The evaluation study on the research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, the research team aimed at gathering and analyzing data concerning the implemented practices of an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program and to compare them to international recommended practices. Sharing the evaluation plan and first results with the EI team under evaluation seems to have contributed to a better organization of the EI program, namely assessment and intervention process and instruments and the amount and quality of information shared with families and was, in itself a contribution to the change and improvement of EI team, and redefinition of goals and priorities of the program under evaluation. The results of the project and of the evaluation study enabled the team to identify models and procedures that will improve full inclusion for pre-school with special educational needs and their families.
  • Intervenção precoce: o processo de construção de boas práticas: relatório final
    Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana Cristina; Marques, Joana; Matos, Cátia; Pimentel, Júlia
    O projeto apresentado neste texto focaliza-se no Serviço Técnico de Intervenção Precoce, da Cercizimbra e visa a promoção e a identificação de boas práticas em IPI, assim como o estudo do seu processo de construção. A focalização num único serviço permitirá um grau de investimento e aprofundamento mais intenso e pormenorizado daquelas práticas. O presente relatório discriminará, na íntegra, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Intervenção Precoce – O Processo de Construção de Boas Práticas desde o último trimestre de 2005 até Setembro de 2008. Numa primeira parte – O processo de construção de boas práticas: da implementação ao impacto do projeto no STIP –, após uma breve contextualização teórica do projeto, faz-se a caracterização da Entidade Promotora e Parcerias, assim como do Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP). Nesta primeira parte, são ainda definidos os objetivos gerais e específicos do projeto, os aspetos metodológicos da sua implementação e o impacto que o projeto teve no STIP. Na segunda parte – Estudo de avaliação do Serviço de Intervenção Precoce (STIP) da Cercizimbra – após a definição dos objetivos e questões gerais de investigação, apresenta-se o método, caracterizando-se o local e equipa do estudo avaliativo e os participantes das diversas fases, os instrumentos utilizados e os procedimentos de implementação do estudo. Após a apresentação e análise dos dados, faz-se a sua discussão, terminando com algumas conclusões do estudo avaliativo relativamente às perceções dos profissionais do STIP, das famílias atendidas e da comunidade, bem como às práticas observadas. Na terceira parte apresentam-se as conclusões gerais do projeto, salientando-se o seu impacto geral e, no seu âmbito, algumas práticas recomendadas em IPI adaptadas à realidade Portuguesa.