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  • A avaliação de um programa de intervenção precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas
    Publication . Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana
    Com o estudo avaliativo do Projecto de investigação/acção “O processo de construção de boas práticas”, delineado em simultâneo com o próprio projecto, pretendia-se recolher e analisar dados relativos às práticas implementadas por uma equipa de Intervenção Precoce (IP) a nível da comunidade, família, criança, serviço e programa, ao longo de três anos, comparando-as com as que são internacionalmente recomendadas. A partilha inicial dos objectivos do estudo com a equipa avaliada e a devolução de alguns resultados parcelares poderão ter contribuído para uma melhor organização do programa de IP, dos procedimentos de avaliação/intervenção, dos instrumentos utilizados e da informação prestada às famílias, constituindo-se como factor de mudança e promoção da qualidade, originando redefinição de objectivos e prioridades para o planeamento de actividades da equipa/programa avaliado. Os resultados obtidos permitem identificar modelos, procedimentos e respostas que assegurem a plena inclusão das crianças em idade pré-escolar e suas famílias na vida da comunidade. Abstract The evaluation study on the research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, the research team aimed at gathering and analyzing data concerning the implemented practices of an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program and to compare them to international recommended practices. Sharing the evaluation plan and first results with the EI team under evaluation seems to have contributed to a better organization of the EI program, namely assessment and intervention process and instruments and the amount and quality of information shared with families and was, in itself a contribution to the change and improvement of EI team, and redefinition of goals and priorities of the program under evaluation. The results of the project and of the evaluation study enabled the team to identify models and procedures that will improve full inclusion for pre-school with special educational needs and their families.
  • Relações interpessoais em famílias com crianças prquenas: práticas em intervenção precoce
    Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia
    Ao longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e crianças). Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e participantes. Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e desta com os profissionais. Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada; ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão partilhados os resultado da análise dos PIAF. Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade Portuguesa.
  • O processo de construção de boas práticas
    Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia
    Apresenta-se o design do processo de selecção, recolha e interpretação de informação que permite emitir juízos ou tomar decisões, com vista a identificar procedimentos e respostas de qualidade e adequados à realidade portuguesa e às características da população atendida, analisando a acção efectiva de uma equipa de I.P. e identificando os seus procedimentos. Os objectivos traçados, implicaram diferentes métodos, instrumentos e participantes. São partilhados os primeiros resultados que contribuem para a definição de directrizes políticas e medidas de gestão eficazes neste domínio de intervenção.