Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta
    Publication . Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro
    O plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste tipo de fraude faz-se educando e formando o estudante, alertando-o para a necessidade de existir um comportamento ético e responsável. O “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” discute as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e realiza atividades neste contexto, essenciais no regime de ensino a distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb). O presente trabalho pretende ilustrar o percurso do primeiro ano deste grupo e discuti-lo no âmbito das boas práticas que acontecem no ensino superior, destacando cinco atividades: ações de formação para docentes sobre o software de deteção de plágio utilizado na UAb; inquérito aos docentes da UAb sobre a perceção acerca do plágio; elaboração de relatório fundamentando o uso de um software de deteção de plágio; inquérito aos estudantes da UAb sobre as perceções acerca do plágio; organização do Colóquio Ibérico “Plágio no Ensino Superior”, onde foram apresentados alguns dos resultados mais recentes da investigação efetuada em três universidades portuguesas e uma espanhola.
  • Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na UAb
    Publication . Novo, Ana; Nobre, Ana; Pereira, Pedro; Simão, João
    Este texto foi elaborado no âmbito das funções do Grupo de Trabalho para a Promoção da Originalidade dos Trabalhos Académicos na UAb, onde se alertam os estudantes para a necessidade de cumprir a lei dos Direitos de Autor, referenciando sempre os trabalhos ou frases que não são de sua autoria. Refere-se ainda a existência do software Turnitin, disponível na Plataforma Moodle, recurso importante para a verificação da originalidade dos textos (trabalhos, fóruns, etc.) submetidos na Moodle.