Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

CÂMARA, MARIA ALEXANDRA TRINDADE GAGO DA

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Quinta Alegre: uma quinta de veraneio nos arredores de Lisboa
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa Campos
    Classificada como Imóvel de Interesse Público a Quinta Alegre ou do Alegrete também designada por Quinta das Flores, Quinta da Marqueza ou do Fanqueiro , cuja construção é frequentemente atribuída a Manuel Telles da Silva (1641-1709), 1º Marquês de Alegrete e 2º Conde de Villar Mayor (assunto que retomaremos quando tratarmos da descrição do edifício que constitui a casa nobre), situa-se na Estrada da Charneca, uma das principais vias de ligação de Lisboa com o seu termo no século XVIII. Adquirida em 1983 pela SCML foi recentemente objeto de uma integrada obra de restauro e reabilitação.
  • O Palácio dos Marqueses de Alegrete à Mouraria: do palácio ausente à memória do sítio
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa Campos
    Mandado construir por Manuel Telles da Silva (1641-1709), 2.º conde de Vilar Maior e 1.º marquês de Alegrete, e ficando conhecido pelo seu título, este sumptuoso palácio edificado junto à cerca fernandina destacou-se como uma importante casa nobre no contexto da arquitetura civil da capital do início de setecentos. Foi demolido em 1946 registando uma vida longa e conturbada, em virtude das modificações provocadas por sucessivas adaptações sociais e urbanas. Neste artigo propomos apresentar, com base em diversos fundos documentais maioritariamente municipais, algumas reflexões em torno deste edifício em dois momentos específicos: o da sua fundação e construção inicial, e o dos anos que corresponderam à sua degradação e demolição, bem como sobre quem o habitou, para além da sua relação com o conjunto urbano envolvente.
  • Quinta das Lapas: recreio e erudição numa notável morada do 1º Marquês de Alegrete (1641-1709)
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa Campos
    Centrados na figura do 1º Marquês de Alegrete Manuel Telles da Silva e partindo do recente estudo que inicíamos com a memória do seu palácio na Mouraria em Lisboa, prosseguimos com a abordagem sobre a casa da Quinta das Lapas, situada nos arredores de Torres Vedras, habitação utilizada por esta família como local de veraneio. Nalguns estudos já realizados sobre este espaço, poucas foram as abordagens que incidiram numa leitura sob a perspetiva da História de Arte, mais global e integrada, especificamente na relação entre o seu espaço exterior e o espaço interior e uma verdadeira atenção dada ao programa erudito deste mesmo espaço exterior, no sentido em que nele se materializa uma verdadeira referência simbólica ao estatuto do seu proprietário.Tentou-se criar neste espaço um verdadeiro programa decorativo que segue fontes de inspiração eruditas.