Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Música para ensinar fonética do português a alunos chineses: intervenção na mesa-redonda “Superando a barreira da língua: desafios dos materiais didáticos para línguas distantes”Publication . Castelo, Adelina; Morelo, Bruna; Souza, José Peixoto Coelho de
- Ensino de pronúncia através de canções: análise de material didático à luz de um modelo orientadorPublication . Castelo, Adelina; Souza, José Peixoto Coelho de; Morelo, BrunaAs canções são desde há muito valorizadas nas aulas de línguas adicionais. Contudo, propostas de ensino explícito da pronúncia baseadas em canções são mais recentes (e.g. Nobre-Oliveira 2007; Supeno 2018), incluindo um modelo orientador para usar canções como meio privilegiado de promoção da competência fonético-fonológica (Castelo 2018) e, no campo do Português como Língua Adicional, dois conjuntos de materiais didáticos (Castelo 2017; Castelo, Morelo & Coelho de Souza 2017). Para refletir sobre o desenvolvimento de materiais didáticos baseados em canções e destinados ao ensino da pronúncia, este artigo visa: (i) analisar como unidades didáticas de Castelo, Morelo e Coelho de Souza (2017) materializam as orientações de Castelo (2018), porquanto algumas ideias deste modelo, embora concluído posteriormente, estavam já presentes na elaboração do material em causa; (ii) refletir sobre o modelo. Os resultados mostram que o modelo é relevante e concretizado no material, sendo, contudo, melhorável com certos ajustes e clarificações.