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  • Educação, interculturalidade e cidadania
    Publication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, Adelino
    A presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
  • Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural
    Publication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, Natália
    O vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório.