Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Regulating tutoring in distance higher education: the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs the traditional division between course development and learning support gradually blurs in collaborative online learning environments, new requirements for the roles and competencies of tutors have emerged. They are now asked to play a larger part in the design and delivery of the courses, as well as in assessing students. This new approach has been widely used in Portugal, since the Universidade Aberta (UAb), the Portuguese open university, has implemented its virtual pedagogical model, in 2007. However, there is no legal provision for the pedagogical role of online tutors in the country. The Portuguese Government's recent draft proposal for the Legal Framework for Higher Distance Education (Regime Jurídico do Ensino Superior a Distância - RJED), submitted to public discussion in the Spring of 2019, surprisingly fails to solve this problem. The RJED applies a traditional approach to distance education in which tutoring plays just a peripheral role. Tutors are not part of the teaching staff as such and it is not foreseen that they may assess students. Representing a risk to the more advanced tutoring models already being used by Portuguese Higher Education institutions, this regulation has generated significant criticism. In this paper, the authors analyse the RJED draft proposal approach to learning support and discuss the limitations of the tutoring model it promotes. The paper highlights the multidimensional role tutors should play in institutional open online learning support ecosystems and projects how artificial intelligence can contribute to further enhance the new emerging tutoring dimensions in digital learning environments.
- O espaço da coordenação de curso num contexto online : estudo de casoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Amante, LúciaEste estudo, realizado no ensino superior, tem como objectivo a análise da perspectiva dos alunos sobre o papel da Coordenação de Curso (1º ciclo de estudos), num ambiente de aprendizagem online. Tem como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson (2000) Community of Inquiry (CoI) Framework e o modelo pedagógico assumido pela Universidade Aberta [UAb] (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007). Trata-se de um estudo de caso com uma vertente exploratória, descritiva, mas também correlacional, isto porque se procurou entender o papel percepcionado e vivenciado no espaço online da coordenação da licenciatura em educação, e procedeu-se à analise do peso que a coordenação tem de acordo com o CoI Framework. O estudo faz uma descrição das temáticas abordadas no espaço online da coordenação, a partir da análise de conteúdo das conversações tidas nos fóruns. No que diz respeito à percepção dos estudantes, foi aplicado um questionário com questões abertas, usando igualmente a técnica da análise de conteúdo. Nesse questionário, foram colocadas questões fechadas baseadas no trabalho de Arbaugh e colaboradores (2008) e foi feito um tratamento estatístico das mesmas. Os participantes são compostos pela coordenação e pelos estudantes dos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, inscritos no espaço online. Os resultados sugerem que o espaço da coordenação é bastante importante para os estudantes, sendo considerado „o local‟ de referência da própria instituição. Os estudantes percepcionam este espaço como um local onde: (1) são aconselhados, acompanhados, orientados, apoiados e suportados; (2) recorrem para a resolução e/ou esclarecimento de dúvidas, problemas e situações; (3) se apoiam para a ligação/mediação entre os estudantes e a UAb, em particular com os docentes. Também se verificou que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo de Garrison, principalmente na componente “presença social”. Notaram-se igualmente diferenças a este nível, de acordo com o ano lectivo em que os alunos iniciaram o curso. Desta forma, os resultados obtidos apontam para um papel da coordenação para além do definido no modelo pedagógico e verifica-se que o peso da coordenação na “presença social” tem efeitos sobre a “presença cognitiva”, o que tem implicações na aprendizagem, na satisfação, no empenho e nos resultados no curso.
- Attempting to regulate distance higher education: reflections on the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira