Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiro romance de cavalarias e primeira novela sentimentalPublication . Franco, José Eduardo; Fiolhais, Carlos; Morujão, Isabel; Ventura, RicardoCrónica do Imperador Clarimundo, de João de Barros; Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro.
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiras obras de dramaturgiaPublication . Franco, José Eduardo; Fiolhais, Carlos; Real, Miguel; Ventura, RicardoNo século XVI, devido à nova mentalidade social gerada pelos Descobrimentos e, posteriormente, pela influência do Renascimento italiano, sucederam duas revoluções dramatúrgicas (no sentido de criação de um texto para ser apresentado como espetáculo a um público num local de representação). Estas duas revoluções, ocorridas na primeira metade do século, deram origem, do ponto de vista cultural e literário, à emergência do teatro português e colocaram Portugal a par da tradição teatral dos restantes países da Europa Central. Em termos gerais, até ao final do século, com Luís de Camões e Jorge Ferreira de Vasconcelos, opera-se uma síntese entre os dois modelos dramatúrgicos.
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiros textos sobre igualdade e dignidade humanasPublication . Franco, José Eduardo; Fiolhais, Carlos; Pires, Daniel; Machado, Fernando Augusto; Seixas, Margarida; Lopes, Maria Antónia; Assunção, Paulo de; Calafate, Pedro; Ventura, Ricardo; Alves-Jesus, SusanaDos Privilégios e Prerrogativas Que o Género Feminino Tem por Direito Comum e Ordenações do Reino mais Que o Género Masculino, de Rui Gonçalves; Sermão XX, Sermão XXVII e Voto sobre as Dúvidas dos Moradores de São Paulo acerca da Administração dos Índios, de António Vieira; Bondade das Mulheres Vindicada e Malícia dos Homens Manifesta, de Paula da Graça; Origem da Denominação de Cristão-Velho e Cristão-Novo no Reino de Portugal, António Nunes Ribeiro Sanches; Lei da Liberdade dos Índios do Grão-Pará e Maranhão (1755); Carta régia de 20 de março de 1758, alvarás de 8 de maio de 1758, de 19 de setembro de 1761 e de 16 de janeiro de 1773; Lei de abolição da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos (1773); Bases da Constituição de 1822; Cartas de Olinda e Alzira, de Bocage; Declaração dos Direitos e Deveres do Homem e do Cidadão, de Silvestre Pinheiro Ferreira; Carta de lei de abolição da pena de morte para crimes civis em Portugal.