Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Gomes da Silva, Victor Paulo

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software social
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos
    O e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
  • Os escolhos da avaliação do desempenho
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos
    O presente texto constitui uma breve reflexão sobre três assuntos inter-relacionados: (1) as bases/normas para avaliação do desempenho, (2) a subsequente ordenação dos avaliados e, finalmente, (3) os decorrentes prémios de desempenho. O texto centra-se avaliação do desempenho de trabalhadores do sector terciário, onde se engloba a área da saúde, e foca as subjectividades, limitações e perversidades associadas aos três aspectos supramencionados. Adicionalmente, apresenta a proposta do autor sobre a forma de ordenação dos avaliados.
  • O e-learning no ensino superior
    Publication . Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho; Silva, Victor Paulo Gomes da
    No presente artigo analisamos de forma sumária os aspectos mais relevantes do ensino a distância telemático (e-learning). Para o efeito apresentamos as significativas alterações havidas nos domínios da informática e das telecomunicações e como as mesmas afectaram o processo de ensino-aprendizagem: acompanhando a rápida expansão de meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva, professores e estudantes passaram a utilizar de forma habitual ferramentas tais como a Internet, o correio electrónico e a videoconferência, transformando-as em ferramentas efectivas de ensino-aprendizagem. Seguidamente, comentamos como estes meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva: • Constituíram um corte face aos tradicionais métodos de organização e de relação social no ensino superior; • Incrementaram as possibilidades de aprendizagem e, deste modo, representaram uma melhor oferta de serviços educativos à população.
  • Mercantilização, elo de ligação entre técnica e desqualificação : o caso do ensino superior
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho
    O presente artigo pretende demonstrar, para o ensino superior, como a mercantilização do mesmo leva a que os novos meios técnicos se traduzam em desqualificação do professor. Na primeira parte, é salientado o processo de mercantilização do ensino superior resultante do desmantelamento do Estado do bem-estar na Europa ocidental. Seguidamente, é referido o e-learning enquanto modalidade de ensino-aprendizagem a distância mais sofisticada do que as suas antecessoras, mantendo simultaneamente as potencialidades destas enquanto propiciadoras de um ensino de massas. Finalmente, é explicado como a mercantilização, por via “taylorização” do trabalho do professor, estabelece um elo entre e-learning e desqualificação do professor.
  • Japanese management and salary productivity : the case of the electronic and automotive industries in Portugal
    Publication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos
    The present paper intended to assert in what form the Japanese approach to business management, concerning the factors human resources, research and development and organization and methods, has effect on the value creation by workers, beyond those expressed in salaries. The investigation fell on companies in the electronic and automotive sectors operating in Portugal, with and without Japanese capital, in the six-year span from 2001 to 2006. The specific results demonstrated that that impact is clearly visible over the factor organization and methods. In addition, there are evidences of substantial and direct influence of research and development on the creation of surplus value.
  • A liderança como factor de sucesso na implementação de sistemas de informação clínica
    Publication . Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos; Silva, Victor Paulo Gomes da
    O presente artigo, estruturado em seis secções, analisa o factor liderança na qualidade de potencial factor de sucesso na implementação de Sistemas de Informação Clínica (SIC). Primeiramente é analisado o papel dos Sistemas de Informação Clínica, nomeadamente o contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados, na optimização de processos e na procura da redução de custos sem comprometer o nível de qualidade do serviço prestado pelas instituições de Saúde. Em seguida é analisada a liderança como factor influenciador do entrosamento comprometimento do indivíduo com os objectivos da instituição. Finalmente, são apresentados dois modelos de gestão de Sistemas de Informação e é discutido o papel da liderança.