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EduCAPES

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O eduCAPES engloba milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

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O portal permite a inclusão de materiais abertos que estejam mapeados em algum esquema de metadados. O portal utiliza a tecnologia DSpace que suporta nativamente os padrões de metadados Dublin Core e armazena arquivos em qualquer tipo de formato digital. O acesso aos materiais é feito de forma híbrida: pode ser feito por meio de sincronismo, remetendo a repositórios parceiros ou pela ferramenta busca, que retorna materiais hospedados no próprio portal. A sincronia permite - por exemplo, que novos Objetos de Aprendizagem (OAs) sejam detectados nos repositórios e/ou automaticamente excluídos os que foram removidos.

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Recent Submissions

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  • Alfabetização baseada na ciência: manual do curso ABC
    Publication . Nadalim, Carlos Francisco de Paula; Alçada, Isabel; Goucha, Tomás; Martins, Marta; Alves, Diana; Pollo, Tatiana; Lopes, João A.; Costa, Ana; Aguiar, Cecília; Mata, Lourdes; Cadime, Irene; Silva, Ana Cristina; Treiman, Rebecca; Gomes, Inês; Vale, Ana Paula; Fernandes, Sandra; Sousa, Otília de; Pereira, Teresa Costa; Martins, Margarida Alves; Alves, Rui A.; Silva, Mariana; Joshi, Malatesha; Carreker, Suzanne; Moats, Louisa C.; Soares, Ana Paula; Lousada, Marisa; Ramalho, Margarida; Araújo, Susana; Moura, Octávio; Alves, Rui A; Leite, Isabel
    O presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados. A formação de professores tem sido um dos pilares da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC por meio do Decreto 9.765/19, a qual destaca entre seus princípios a fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas, bem como a adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.
  • ABC na prática: construindo alicerces para a leitura
    Publication . Sucena, Ana; Nadalim, Carlos; Silva, Ana Filipa; Garrido, Cristina; Mata, Maria José
    O presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados.
CC BY-NC 4.0