Sistemas Multimédia
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- Modelo de desenvolvimento de software educativo : uma proposta de implementação de um modelo de desenvolvimento de software educativo no sistema de Ensino Superior PortuguêsPublication . Escudeiro, Paula; Bidarra, JoséPerante um cenário altamente competitivo e de transformação em termos sociais,económicos ou culturais, em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas, torna-se necessário a adopção de uma filosofia de aprendizagem que conduza à melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de permitirem um ambiente propício ao conhecimento e à inovação. Qual a capacidade de adequação ao novo paradigma de ensino centrado no aluno? Como promover o papel do professor - facilitador da aprendizagem? Estas são algumas questões que estão ainda em discussão nas Instituições de Ensino Superior. Os benefícios esperados com a implementação de modelos de desenvolvimento de software educativo numa Instituição de Ensino Superior, integrando a tecnologia no processo de ensino/aprendizagem, dependem, em grande parte, da adopção desses modelos pelos principais intervenientes. Desta forma, a compreensão, individual, do modelo de desenvolvimento fornece visões importantes para identificar potenciais resistências possibilitando, e antecipando, a condução de acções de maximização da aceitação da utilização do modelo, na perspectiva do aumento da frequência de utilização e melhoria da qualidade e do desempenho dos sistemas produzidos. Assim, o objectivo geral deste trabalho é a definição da arquitectura de um modelo de desenvolvimento de software educativo, a sua implementação em ambiente académico e a análise dos factores que influenciaram a adopção, individual e colectiva, do modelo pelos intervenientes da Instituição. Neste contexto, a presente dissertação especifica um modelo de desenvolvimento de software educativo baseado nas tecnologias da informação na educação. De acordo com a arquitectura do modelo, foram também desenvolvidos dois protótipos experimentais, seguidos de um conjunto de sistemas que serviram de base para a análise do impacto do modelo nos cursos de Licenciatura e Mestrado do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto.