Desenvolvimento Curricular
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- O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática : o professor disponível e o professor desejadoPublication . Ribeiro, Sandra Canário; Gaspar, Ivone; Oliveira, IsolinaEste estudo desenvolve uma perspetiva interpretativa, construtivista face ao objeto de estudo que se situa na análise das caraterísticas do professor que ensina Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem, como objetivo principal, o confronto do perfil encontrado com o perfil desejado para este professor, com base em competências identificadas. Identifica-se a prática, ou seja, a realidade do quotidiano docente na conjugação da prática conhecida/explorada em consequência do modelo de formação inicial a que se sujeitaram e as formas ou modos como continuaram essa formação. O desenho do perfil esperado sustenta-se num conjunto de teorias que cruzam conhecimentos provenientes do campo do Currículo e do campo da Formação de Professores. Para isso, elaborou-se um quadro concetual que interrelaciona aspetos curriculares com aspetos da formação e do desempenho profissional, visando a definição de um perfil de competências. Depois, questiona-se, através do confronto, o perfil identificado quanto às competências do professor de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o perfil desejado para o mesmo tipo de professor. Em obediência a este pensamento, estruturou-se o trabalho em três partes. Na primeira parte, faz-se o enquadramento teórico, através da análise de conceitos chave – currículo, ensino e competência – do estudo de alguns modelos de formação de professores, com a identificação da sua prática no que respeita ao ensino da Matemática e da reflexão sobre programas (ou conteúdos programáticos) na Matemática. Na segunda parte é apresentada a metodologia seguida neste estudo, de natureza qualitativa com suporte de alguma informação recolhida e tratada quantitativamente; faz-se a justificação teórica e a descrição dos procedimentos de recolha e análise dos dados. Na terceira parte, apresentam-se, analisam-se e interpretam-se os dados recolhidos. Aponta-se, como contributo significativo deste estudo, a visão da profissionalidade do professor, ancorada em dimensões do currículo. Mereceram particular destaque as dimensões explícitas nos planos de estudo e nos programas de ensino. Embora se reconheça importância à dimensão que engloba estratégias de ensino, não foi possível abrangê-la no objeto de estudo focalizado nesta investigação.