Informática e Sistemas de Informação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Informática e Sistemas de Informação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Subject "Gamification"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventivaPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Morgado, Leonel; Schlemmer, ElianeOs espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.
- Motion capture: aplicações e-health e wellbeingPublication . Carvalho, Fausto de; Orvalho, Verónica; Morgado, LeonelEste artigo apresenta resultados de dois projetos enquadrados no Plano de Inovação 2013-2014: Move4Health, com o Instituto de Telecomunicações e Online-Gym, com o INESC TEC. Ainda que em cenários e abordagens distintas, ambos exploram o recurso a deteção de movimento (motion capture) em tempo real e sem recurso a marcadores (realtime markerless mocap), para explorar a oportunidade de introdução de novas aplicações e serviços de eHealth e well being particularmente vocacionados para o segmento senior e para o envelhecimento ativo.