LE@D | Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D | Mestrados by Subject "1º CEB"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contar histórias no palco digital : as potencialidades da tecnologia podcast nas histórias digitais : um estudo de caso : "conta-nos uma história!"Publication . Jorge, Milena da Conceição; Pereira, AldaContar histórias é uma arte muito antiga, que envolve um conjunto de símbolos e códigos usados de forma semelhante com os mesmos significados, mas adequados a cada período ao longo da nossa história. As histórias são, assim, contadas de geração em geração e vão adquirindo várias fórmulas ao longo dos tempos. Atualmente, vivemos na era dos ecrãs e estamos rodeados de vários tipos, desde o ecrã da televisão ao computador, passando para o ecrã dos tablets, telemóveis, smartphones ou leitores de mp3/mp4. Torna-se cada vez mais pertinente a utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem novas formas de comunicar, de aprender, de pensar e de ensinar oferendo às crianças e aos alunos um papel mais ativo. A emergência da utilização destes equipamentos, juntamente com a importância de contar histórias, levou-nos a realizar este estudo para tentar compreender quais as potencialidades da sua integração no processo de ensino e aprendizagem. O propósito do estudo tem como principal objetivo contribuir para uma perceção mais profunda das potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, no desenvolvimento de aprendizagens, nomeadamente ao nível das competências de leitura e escrita, dos alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo desenvolvido teve por base uma estratégia de investigação assente em duas componentes principais: revisão da literatura e utilização de um estudo de caso “Conta-nos uma história! - Podcast na Educação”. Com o objetivo de compreender, o melhor possível, as potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, adotou-se para o desenho do estudo o método misto, uma vez que utiliza métodos de recolha de dados de natureza qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados foram usadas, na primeira fase do estudo, entrevistas e na segunda foram aplicados questionários. Os resultados obtidos com este estudo foram analisados tendo em conta as questões de investigação e o modelo de análise.