Educação Pessoal, Social e Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Educação Pessoal, Social e Comunitária by Subject "Competência"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil do formativo-profissional do educador socialPublication . Canastra, Fernando Augusto Coelho; Ferreira, Manuela MalheiroO presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo Biográfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de análise dos dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se inscrevem as principais implicações teórico-práticas deste estudo. Convocando os principais resultados apresentados, analisados e interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b) esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternário, parece constituir-se como condição determinante do sentido de que se revestem os processos de profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a evidenciar, está relacionado com a existência de uma dinâmica compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.