Educação Pessoal, Social e Comunitária
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Browsing Educação Pessoal, Social e Comunitária by Subject "1980-2000"
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- A educação de adultos e a educação ao longo da vida, em Portugal, numa perspectiva comparadaPublication . Nogueira, Carlos Alberto da Silva; Miranda, Rosa; Gaspar, IvoneA presente investigação visou o sistema de educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida a nível dos ensinos básico e secundário, em Portugal, no período que decorreu entre 1980 e 2000, a fim de analisar a sua aptidão para providenciar um serviço adequado às necessidades dos aprendentes ao longo da vida. O autor considera que o movimento de aprendizagem ao longo da vida está a afectar acentuadamente as opiniões, as teorias e a prática da educação tradicional nesta área. Atraído pela sua experiência como educador de adultos e mercê das suas relações e comunicação com dirigentes educativos, docentes e estudantes – de todos os níveis de ensino – em diversas instituições de educação tradicional e não tradicional, o autor concluiu que uma visão do campo da educação/formação de adultos ao longo da vida, nos seus aspectos metodológicos, jurídicos, e políticos, em Portugal e no período em análise, poderia ser alcançado, baseando a investigação em quatro questões nucleares focando as políticas ou estratégias postas em prática e respectiva avaliação, a influência de algumas organizações internacionais na adopção das referidas políticas ou estratégias e comparação destas com as de alguns países da Europa ocidental, a estruturação e institucionalização da educação extra-escolar e, ainda, a importância da educação/formação ao longo da vida para o indivíduo e para a sociedade. A investigação comprovou que a educação e a aprendizagem ao longo da vida possuem uma filosofia e um método próprios que a educação tradicional, tal como existe, é incapaz de adoptar sem acentuadas mudanças sistémicas, das quais diversas são analisadas e comentadas ao longo do estudo, o qual pode contribuir para um futuro desenvolvimento de um sistema de unificado de aprendizagem ao longo da vida. Aliás, tal como foi encarada, a nossa pesquisa pode carrear elementos de análise e reflexão susceptíveis de enriquecer o quadro pedagógico da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida e proporcionar aos educadores de adultos uma visão mais ampla da problemática e, também, uma melhor compreensão dos aprendentes com quem interagem.