Mestrado em Estudos Francófonos | Master's Degree in Francophone Studies - TMEF
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Francófonos | Master's Degree in Francophone Studies - TMEF by Subject "Abdellatif Kechiche"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O estereótipo do jovem da Banlieue de Paris : análise das suas representações cinematográficas na aula de FLEPublication . Branco, João Miguel Marques; Nobre, AnaA abordagem dos fenómenos socioculturais na aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) resvala, muitas vezes, para o campo da estereotipia. Confrontados com imagens parciais e/ou profusamente mediatizadas, os aprendentes possuem representações e visões estereotipadas das sociedades e culturas estrangeiras, conduzindo-os a uma cristalização das imagens e dificultando um eventual encontro com o outro e a sua cultura. Por conseguinte, decidimos, neste trabalho, problematizar a questão da aprendizagem da cultura, em geral, e perceber os esquemas de construção de representações estereotipadas, em particular. Para tal, partimos de um tópico sociocultural que ilustra as novas realidades multiculturais francesas – a problemática das banlieues. Apresentamos, então, as etapas de um percurso de documentação e preparação do professor que analisa, em pormenor, o estereótipo dos jovens da banlieue de Paris: espaço geográfico e social da periferia parisiense, formas de socialização, características identitárias, comportamentos, centros de interesse, modos de expressão e linguagem dos jovens. Adoptando uma perspectiva intercultural da aprendizagem da língua e cultura francesas, propomos, de seguida, um trabalho de didactização que visa analisar os sistemas de percepção da alteridade, os processos de construção das representações e, também, desenvolver mecanismos de relativização das representações e de tomada de consciência da complexidade das relações interculturais. Neste sentido, estudamos as representações cinematográficas dos jovens das banlieues e, num momento seguinte, fazemos sugestões de actividades didácticas sobre e a propósito de dois filmes – La Haine (1995) de Mathieu Kassovitz e L’Esquive (2004) de Abdellatif Kechiche. Deste modo, propomo-nos traçar um projecto de aprendizagem intercultural: conhecendo-se melhor enquanto observador e actor social, o aprendente poderá adaptar-se às necessidades de comunicação e desenvolverá as competências indispensáveis para interagir ou para estabelecer contactos saudáveis com os outros.