Ciências da Educação | Education Sciences
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Browsing Ciências da Educação | Education Sciences by Subject "Afetividade"
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- Ensino aberto a distância : cognição e afectividadePublication . Goulão, Fátima; Marques, Maria Emília RicardoEsta dissertação, cujo núcleo fulcral se situa no aprendente, procura estudar as relações que se estabelecem entre uma componente afectiva (as atitudes) e uma componente cognitiva (os estilos de aprendizagem) de aprendentes adultos no cenário de aprendizagem do ensino a distância e como elas se comportam na apreciação, pelos próprios estudantes, de um dos suportes por aqueles utilizados, os manuais. Procura, ainda, demarcar factores que podem influenciar cada uma destas componentes. Para recolha dos elementos necessários ao estudo utilizaram-se: um questionário de atitudes elaborado para este fim, um outro de estilos de aprendizagem, Learning Styles Inventory (adaptado) e, ainda, um questionário de avaliação dos manuais. Para tal, e como trabalho prévio, foi necessária uma revisão da literatura, que incidiu nos referenciais teóricos subjacentes aos objectivos enunciados. Na componente empírica desta tese trabalhou-se sobre uma amostra total, composta por 995 aprendentes, estudantes da Universidade Aberta, de ambos os sexos, cuja média de idade ronda os 41 anos. Optaram por este tipo de ensino, quer para a obtenção do grau de licenciatura, quer para complemento de habilitações ou profissionalização. Frequentam o ensino a distância há cerca de dois anos. Os resultados confirmam que existe uma relação entre os estilos de aprendizagem e as atitudes dos aprendentes face ao ensino a distância. Mais particularmente entre a forma de apropriação da informação e a atitude. Como cada uma destas componentes sofre influência de factores, como, por exemplo, o sexo dos sujeitos ou a área de estudo (curso) em que se encontram. A atitude ainda é influenciada pelas razões que os levaram a estudar, pelo sistema de ensino em que se encontram e pelo número de anos de frequência do ensino a distância. Os manuais são objecto, em geral, de uma boa aceitação por parte dos aprendentes. No entanto, a apreciação que estes lhes fazem é influenciada pela atitude demonstrada face ao ensino a distância e à disciplina que estudam. A atitudes mais positivas correspondem avaliações mais positivas e vice-versa. A mesma correspondência não se verificou com os estilos de aprendizagem. Constatou-se a existência de um comportamento avaliativo idêntico para todos os estilos de aprendizagem. No final, são apresentados os aspectos conclusivos face aos objectivos que nortearam este trabalho.
- Mães e crianças em contexto prisional : dos trilhos da exclusão e reclusão aos processos de desenvolvimento e educaçãoPublication . Afonso, Olga Maria Guerreiro da Palma; Ramos, NatáliaO presente estudo, efetuado no Estabelecimento Prisional de Tires, pretendeu investigar a Casa das Mães – local onde se encontram as mães reclusas, grávidas e com os seus filhos até aos 3 anos de idade e também a Creche, contexto educativo onde as crianças são acompanhadas por educadoras de infância. Este estudo emergiu pelo fato de se constatar o aumento de mulheres nas instituições prisionais, provenientes de várias regiões do mundo, sobretudo ligadas ao correio e consumo de drogas, algumas grávidas e do número de crianças que nascem e acompanham as suas progenitoras até aos 3 anos de idade. Assim, reconhecendo a importância dos primeiros anos de infância no desenvolvimento da criança, este estudo pretendeu perceber como se processava esse desenvolvimento e a sua educação, tendo em consideração os contextos e as influências no Estabelecimento Prisional de Tires. Neste estudo exploratório e nos primeiros quatro capítulos, foram abordados vários assuntos relacionados com a primeira infância e a ligação à figura materna. Por estar inserido na Área da Educação Multicultural, foi dedicado um capítulo à Sociedade e Culturas. Sendo este estudo, o meio prisional, o último capítulo foi dedicado ao sistema prisional, no qual se analisaram as prisões femininas no nosso país e na Europa, focalizando sobretudo a situação das reclusas grávidas ou com filhos em idade precoce. Os contextos analisados foram a Casa das Mães e a Creche. Tendo em consideração os vários condicionalismos inerentes a um estabelecimento prisional, a amostra deste estudo foi constituída por 15 díades, agrupadas da seguinte forma – reclusas grávidas 4 díades; mães e respetivos filhos até 6 meses – 3 díades; mães e respetivos filhos com mais de 6 meses e que já frequentavam a creche – 8 díades. Tendo por base o paradigma qualitativo, foram utilizadas a observação participante, as entrevistas e histórias de vida. Pelo estudo efetuado nestes contextos, em que se verificaram condições de habitabilidade e de apoio a mães – reclusas e seus filhos, são, de facto, modelos a criar noutros EPs do país, de forma a melhorar o atendimento a esta população. Este estudo levanta questões que interpelam a sociedade que somos todos nós, implicação que deverá começar no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país e numa área muito precoce e muito sensível que é a Educação de Infância. Para que haja sociedades mais justas e mais saudáveis, são necessárias medidas preventivas e interventoras na saúde materno-infantil, na educação parental e sobretudo na proteção familiar e social.