Comunicação Educacional
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Browsing Comunicação Educacional by Subject "Aplicações dos computadores"
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- A integração das novas tecnologias no pré-escolar : um estudo de casoPublication . Amante, Lúcia; Marques, Maria Emília Ricardo; Martins, Margarida AlvesA presente investigação tem como objectivo descrever e analisar os processos de integração das novas tecnologias da informação e da comunicação num estabelecimento de educação pré-escolar. Assume o formato de um estudo de caso, onde se privilegiam metodologias de natureza qualitativa e adopta uma perspectiva interpretativa construtivista. Constitui-se como um projecto de investigação-acção, dado que para além de procurar compreender a realidade procura igualmente intervir nessa realidade. Neste âmbito, os objectivos visados organizaram-se a três diferentes níveis: Objectivos de Investigação, Objectivos de Inovação e Objectivos de Formação, tendo como fim último contribuir para desenvolver uma prática educativa de qualidade no Jardim de Infância. Defende-se que as novas tecnologias podem constituir-se não apenas como recurso didáctico mas como um instrumento cultural utilizado na prática pedagógica da educação pré-escolar com finalidades sociais autênticas que lhes conferem significado. Procurou-se, deste modo, que as novas tecnologias fossem integradas no contexto das salas de actividades, servindo objectivos e finalidades reais, inseridas no conjunto de actividades curriculares, promovendo novas experiências educativas num contexto integrado de aprendizagem. Perspectivou-se, nesta óptica, um processo de formação em contexto que decorria no Jardim de Infância em estreita relação com as necessidades do quotidiano das salas de actividades e da instituição. Adoptou-se um modelo de auto-formação cooperada, decorrente da intervenção e das necessidades que ela colocava, assente no princípio do isomorfismo pedagógico. As conclusões deste estudo apontam para a necessidade de perspectivar a mudança e a inovação considerando a complexidade e especificidade dos contextos concretos, destacando-se neste âmbito com particular relevância a importância do clima organizacional e do factor liderança no desenrolar de processos de intervenção/inovação. Evidenciou-se também neste trabalho um conjunto de possibilidades efectivas de utilização das novas tecnologias em contexto de jardim de infância e a sua mais valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e educacionalmente relevantes. Foi igualmente possível avaliar os efeitos da intervenção ao nível das percepções e atitudes das crianças face ao computador e seus utilizadores. Este estudo suscitou ainda a reflexão sobre um conjunto de questões mais amplas relativas designadamente, à formação dos educadores, às políticas educativas, qualidade dos media digitais, equidade no acesso às novas tecnologias, entre outras. Numa primeira parte apresenta-se o enquadramento teórico da investigação, onde se aborda, entre outros aspectos, a questão da qualidade na educação e sua relação com a inovação educacional, bem como a problemática da formação de professores, salientando as novas perspectivas que emergem neste domínio. Discute-se ainda a relação da Escola com a sociedade profundamente tecnológica em que hoje vivemos, bem como aspectos mais específicos relativos à utilização das novas tecnologias por crianças ao nível da educação pré-escolar, considerando aos resultados da investigação desenvolvida neste âmbito. Numa segunda parte surge o enquadramento epistemológico e metodológico subjacente à investigação, procurando fundamentar as opções tomadas a este nível. A terceira parte apresenta o desenvolvimento do estudo de caso que constitui o objecto deste trabalho. Nela se descreve e analisa todo o contexto e percurso realizado ao longo dos 15 meses da intervenção, procurando, sempre que possível, dar voz aos diversos actores que o vivenciaram. Cabe ainda, nesta parte, a apresentação de um estudo específico realizado sobre a percepção e atitudes das crianças sobre o computador e seus utilizadores, antes e após a intervenção, onde se procura dar conta dos reflexos da mesma neste domínio.
- Os professores, os alunos e os computadores : utilização, atitudes e estereótipos face aos computadoresPublication . Mendes, António Quintas; Trindade, Armando RochaNum momento em que os computadores assumem uma importância cada vez maior quer na sociedade em geral, quer no sistema educativo em particular, as questões relativas às atitudes, percepções, estereótipos e representações sociais em geral, adquirem particular relevância para o desenvolvimento das competências exigidas pelas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que a presente investigação se debruça sobre os Padrões de Utilização, as Atitudes e os Estereótipos Sociais em tomo da utilização de computadores, quer por parte dos Professores quer por parte dos Estudantes. Para o estudo sobre as Atitudes face aos Computadores foi adoptada e adaptada a "Computer Altitude Scale" de Lloyd e Gressard (1984) cujo processo de validação deu origem a três sub-escalas: Ansiedade face aos Computadores, Interesse por Computadores e Auto-Confiança na Aprendizagem sobre Computadores. Os resultados mostram que os Utilizadores, quando comparados com os Não-Utilizadores, têm níveis mais baixos de Ansiedade e revelam mais Interesse por Computadores bem como maior Auto-Confiança na Aprendizagem sobre computadores. Tomados globalmente, os dados não revelaram diferenças importantes entre Professores e Estudantes. Revelam no entanto diferenças significativas ao nível da variável género sendo que os sujeitos do sexo masculino demonstram, em geral, atitudes mais positivas face aos computadores do que os sujeitos do sexo feminino. Estas diferenças de género surgem também no que diz respeito à frequência de utilização. Para o estudo respeitante aos Estereótipos Sociais sobre os computadores foram utilizadas várias tarefas em que eram apresentadas aos sujeitos figuras neutras que supostamente estavam envolvidas em tarefas de natureza diversificada e com níveis de complexidade diferentes (ex: "inserir dados"; "programar"). Os resultados mostram que quer os Professores quer os Estudantes percepcionam o computador como um domínio essencialmente masculino. Finalmente são discutidas possíveis explicações para as diferenças de género encontradas bem como as implicações pedagógicas deste estudo, nomeadamente estratégias de disseminação dos computadores na família e nas escolas que promovam para ambos os sexos a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso na educação e na sociedade.