Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sustentabilidade Social e Desenvolvimento by Subject "Adolescentes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação integral em sexualidade para a prevenção da Sífilis: um olhar dos e das docentes da Rede Municipal de Ensino do Município de Natal (RN )/BrasilPublication . Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire; Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva GomesDados recentes levantados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE, 2010) apontam para um início da vida sexual cada vez mais cedo, ocorrendo por volta dos 13 anos, para meninos e meninas. Essa precocidade tem repercussão direta na vida do adolescente, em idade escolar, e na comunidade em que ele está inserido. Por outro lado, o professor e a professora são as pessoas, muitas vezes mais próximas e com algum subsídio para auxiliar o adolescente a encarar as suas transformações e responsabilidades. Todo esse quadro se desenvolve diante de um cenário epidêmico de sífilis, no Brasil, decretado oficialmente pelo Ministério da Saúde, em 2016, enfatizando a urgência de ações efetivas destinadas para a área de enfrentamento a IST. Com isso, o presente trabalho propõe a compreender o olhar dos e das docentes da rede municipal de ensino do Natal (RN), atuantes no ensino fundamental, no tocante aos aspectos de enfrentamento à sífilis, tendo como ponto de partida os comportamentos sexuais de seus e suas estudantes. O levantamento foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a promoção de três grupos focais, formados por professores e professoras atuantes no ensino fundamental, anos finais, da rede municipal de ensino de Natal (RN). Ao conhecer a atuação do e da professor/a, suas características, dificuldades e angústias envolvidos em todo o processo de ensino e aprendizagem, é possível propor uma alternativa de planejamento, organização e metodologia a ser aplicada nas escolas, ressaltando a importância da educação em saúde como respaldo para a educação em sexualidade. A construção desse processo de ensino e aprendizagem baseia-se nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 3, 4 e 5 que tratam de saúde, educação e igualdade de gênero e da proposta de Educação Integral em Sexualidade.