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- A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertaçõesPublication . Silva, Simone Souza Cunha da; Seara, IsabelEste trabalho tem como objeto de estudo a dialogicidade dos atos ilocucionários na construção argumentativa de gêneros acadêmicos, especificamente dissertações de mestrado produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram selecionadas dissertações de repositórios científicos desses países, cujas “Introduções” e “Conclusões” serviram de corpora para a análise pretendida. Sob uma abordagem qualitativa, com viés etnográfico e intercultural, através de pesquisa bibliográfica e documental, este estudo enquadra-se nos pressupostos teóricos da Pragmática Linguística, da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Teoria da Argumentação no Discurso. Assim fundamenta-se nas pesquisas defendidas por Austin (1990 [1962]) e Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), também Rajagopalan (1990, 1996, 2010) sobre os atos de linguagem; nos contributos de Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993, 1997 [1979]), Bres e Nowakowska (2006), eVolóchinov (2018 [1929]), quanto a dialogismo; nas pesquisas de Swales (1990) sobre comunidade discursiva; e nos estudos de Amossy (2007, 2008, 2011, 2016, 2018[2000],2022), Hyland (2005, 2008, 2012), Koch e Elias (2016), Rabatel (2004a, 2004b, 2014), e Silva e Santos (2020), a respeito da argumentação no discurso acadêmico. Consoante os corpora, depreendemos que os atos de linguagem revelam as dimensões dialógicas conforme o valor argumentativo pretendido para defender o ponto de vista (PDV) do locutor, considerando ainda a sua responsabilidade e postura enunciativas perante o interlocutor. Ademais, afirmamos que tais produções acadêmicas são um reflexo do panorama sociocultural e histórico dos seus autores, os quais ainda acrescentam seu conhecimento de mundo àquilo que escrevem.
- A educação integral em sexualidade para a prevenção da Sífilis: um olhar dos e das docentes da Rede Municipal de Ensino do Município de Natal (RN )/BrasilPublication . Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire; Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva GomesDados recentes levantados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE, 2010) apontam para um início da vida sexual cada vez mais cedo, ocorrendo por volta dos 13 anos, para meninos e meninas. Essa precocidade tem repercussão direta na vida do adolescente, em idade escolar, e na comunidade em que ele está inserido. Por outro lado, o professor e a professora são as pessoas, muitas vezes mais próximas e com algum subsídio para auxiliar o adolescente a encarar as suas transformações e responsabilidades. Todo esse quadro se desenvolve diante de um cenário epidêmico de sífilis, no Brasil, decretado oficialmente pelo Ministério da Saúde, em 2016, enfatizando a urgência de ações efetivas destinadas para a área de enfrentamento a IST. Com isso, o presente trabalho propõe a compreender o olhar dos e das docentes da rede municipal de ensino do Natal (RN), atuantes no ensino fundamental, no tocante aos aspectos de enfrentamento à sífilis, tendo como ponto de partida os comportamentos sexuais de seus e suas estudantes. O levantamento foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a promoção de três grupos focais, formados por professores e professoras atuantes no ensino fundamental, anos finais, da rede municipal de ensino de Natal (RN). Ao conhecer a atuação do e da professor/a, suas características, dificuldades e angústias envolvidos em todo o processo de ensino e aprendizagem, é possível propor uma alternativa de planejamento, organização e metodologia a ser aplicada nas escolas, ressaltando a importância da educação em saúde como respaldo para a educação em sexualidade. A construção desse processo de ensino e aprendizagem baseia-se nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 3, 4 e 5 que tratam de saúde, educação e igualdade de gênero e da proposta de Educação Integral em Sexualidade.