Centro de Estudos Globais | Teses
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Browsing Centro de Estudos Globais | Teses by Subject "Educação para todos"
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- Os desafios da educação para o séc. XXI: o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica na promoção do sucesso escolar de todosPublication . Gil, Rita Isabel Lourenço; Sanches, Isabel RodriguesEmergem atualmente nas escolas públicas projetos inovadores que procuram promover o sucesso dos alunos, valorizando os seus interesses, motivações e potencialidades. Estamos na presença de uma geração que além de já nascer a manusear as tecnologias, deseja ser construtora da sua aprendizagem. Acresce uma necessidade de alterar o paradigma de escola tradicional e potenciar novas metodologias em sala de aula que podem vir a revelar-se úteis na motivação dos alunos e na efetivação das aprendizagens e na mobilização de competências essenciais para as necessidades emergentes do século XXI. Este estudo de caso analisou a implementação do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), proposto pela DGE, numa escola pública. Este projeto, além de ter privilegiado o trabalho de projeto e de ter proposto uma nova forma conceber o currículo, fez uso das tecnologias com o projeto “Edulabs”, implementado em Portugal em 2014, pelo Ministério da Educação. O Projeto Piloto de Inovação Pedagógica iniciou-se com 9 medidas de intervenção no ano 2016/17 e no ano 2017/18 foram acrescentadas novas medidas, que obrigaram à alteração de metodologias em sala de aula e à gestão flexível do currículo por projeto e em grupos heterogéneos. São objetivos deste estudo compreender como o PPIP, com recurso à metodologia de projeto e ao uso das tecnologias, pôde contribuir para um ensino inclusivo e diferenciado potenciando o sucesso de todos os alunos. Como estudo preliminar, analisámos o Projeto Edulabs (2016/2017), na turma do 5º D, com 20 alunos. Para a recolha de dados utilizámos, neste primeiro estudo, a observação naturalista, a entrevista semiestruturada e questionários. Pelos instrumentos de monitorização das aprendizagens, nomeadamente pelas observações diretas do trabalho projeto, verificou-se melhoria do desempenho escolar de cada aluno. Em complemento a este estudo preliminar, alargámos a investigação à implementação do PPIP, em 2017/2018, em que se verificou a junção de uma turma do 6º (a anterior 5º D) com uma turma de 7º ano de escolaridade, cada uma delas com vinte alunos, para compreender como os alunos utilizam os sistemas tecnológicos e as metodologias de ensino e de aprendizagem, postos à sua disposição, e quais os resultados que daí advêm. O Projeto Piloto de Inovação Pedagógica abrangeu nesse ano piloto, as turmas 1º ciclo, 1ºH/2ºH; 4ºA/4ºB; as turmas de 2º ciclo, 5ºE/6ºE e as turmas de 3º ciclo 6ºD/7ºE. Este estudo de caso recaiu na turma PPIP 6ºD/7ºE e apresentou-se como um desafio ao aluno na construção ativa na construção da sua aprendizagem com recurso a estratégias diversificadas. Esta abordagem combinou o uso de tecnologia e o trabalho por projetos como recursos disponíveis, para que os alunos, pudessem, ao seu ritmo, encontrar a melhor resposta para construir conhecimento e apropriar-se das ferramentas e competências necessárias para integrar a sociedade do século XXI.