REA | Ciências e Tecnologia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências e Tecnologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências e Tecnologia by Subject "Agentes"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Introdução à Inteligência Artificial: apresentação da Unidade CurricularPublication . Coelho, JoséApresentamos a unidade curricular de Introdução à Inteligência Artificial da Universidade Aberta. Na unidade curricular é introduzido o conceito de agente e estudadas as técnicas de procura da Inteligência Artificial. Neste vídeo mostramos uma visão geral da matéria, metodologia, avaliação e recursos disponíveis.
- Introdução à Inteligência Artificial: conceito de agentePublication . Coelho, JoséApresentamos o conceito de Agente de Inteligência Artificial. Abordaremos o conceito de agente, as suas características e propriedades do ambiente em que atua, bem como os tipos de agentes que existem.
- Introdução à Inteligência Artificial: introduçãoPublication . Coelho, JoséApresentamos uma introdução à área da Inteligência Artificial, bem como uma visão de 360 graus do trabalho realizado nesta área. Incluímos as subáreas da resolução de problemas, da representação do conhecimento, raciocínio e planeamento, do conhecimento incerto e raciocínio, da aprendizagem, e da comunicação, percepção e ação.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura adversa - parte APublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras adversas, que consistem em procurar uma solução para um problema em que existem agentes adversos. Este tipo de procuras é utilizado em jogos, embora não seja restrito a este tipo de problemas. Neste video damos uma introdução às procuras adversas, como definir um problema, e terminamos com um exemplo do jogo do Galo.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura adversa - parte BPublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras adversas, que consistem em procurar uma solução para um problema em que existem agentes adversos. Este tipo de procuras é utilizado em jogos, embora não seja restrito a este tipo de problemas. Neste video introduzimos o algoritmo MiniMax e respetivas variantes, com cortes alfa e beta, bem como a sua extensão para mais que dois jogadores. Abordaremos a procura limitada e avaliação heurística.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura adversa - parte CPublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras adversas, que consistem em procurar uma solução para um problema em que existem agentes adversos. Este tipo de procuras é utilizado em jogos, embora não seja restrito a este tipo de problemas. Neste video apresentamos o algoritmo Monte Carlo, e abordamos os casos de jogos em ambiente aleatório, e parcialmente observáveis.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura cega - parte APublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras cegas, que consistem em procurar uma solução para um problema, sem qualquer informação heurística, utilizando apenas conhecimento exato. Este vídeo tem uma introdução aos problemas de procura, a aborda a forma de os definir. Terminamos com exemplos de problemas, como o Aspirador, Puzzle 8, 8 Damas e Partição.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura cega - parte BPublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras cegas, que consistem em procurar uma solução para um problema, sem qualquer informação heurística, utilizando apenas conhecimento exato. Neste vídeo abordamos os algoritmos de procura e medidas de performance que podemos utilizar para avaliar a adequabilidade de um algoritmo a um problema concreto.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura informada - parte APublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras informadas, que consistem em procurar uma solução para um problema, utilizando para além do conhecimento exato, também informação heurística. Este tipo de informação, embora incerta, permite orientar a procura para as zonas mais promissoras. Neste vídeo exploramos a abordagem construtiva. Iremos ver os algoritmos melhor primeiro, A-star e Branch-and-Bound.
- Introdução à Inteligência Artificial: procura informada - parte BPublication . Coelho, JoséApresentamos as procuras informadas, que consistem em procurar uma solução para um problema, utilizando para além do conhecimento exato, também informação heurística. Este tipo de informação, embora incerta, permite orientar a procura para as zonas mais promissoras. Neste vídeo exploramos os algoritmos de procura local, introduzindo a abordagem melhorativa. Iremos ver os algoritmos da escalada do monte, e algoritmos genéticos.